Um dos aspectos que pode modificar completamente a aparência de um veículo é sua pintura. A cor de um carro tem a ver com a personalidade do proprietário, mas também pode ser escolhida de acordo com outros detalhes mais imperceptíveis.
Afinal, não é apenas a cor de um carro que muda de um tipo de pintura para outro. Existem vários tipos de pintura de veículos disponíveis no mercado, mas hoje falaremos sobre os principais e mais procurados.
Você verá a diferença entre as pinturas sólida, metálica e perolizada, além de outros detalhes sobre elas.
Quais são as diferenças entre os tipos de pintura automotiva?
1 – Pintura sólida
A pintura sólida é a pintura mais comum entre todas. Geralmente, carros que saem de fábrica sem alterações em sua pintura recebem este tipo de tinta. Trata-se de uma pintura com menos brilho que a metálica, mas ainda assim muito bonita.
Ela é feita à base de poliéster ou poliuretano. A diferença entre os tipos de pintura automotiva neste ponto é que a de poliéster necessita da aplicação de verniz na finalização, e o poliuretano não.
Ela é um pouco mais opaca e, por isso, representa as cores mais fielmente. Por padrão, as principais cores de pintura sólida são branco, preto e vermelho, mas isso não é uma regra. Determinados modelos de veículos podem ser lançados em cores especiais, como azul ou amarelo, por exemplo.
A pintura sólida normalmente não influencia no preço final do veículo, pois já é a pintura padrão de todas as montadoras. Entretanto, em determinados casos, pode haver uma cobrança adicional se o comprador optar por uma cor que não seja a padrão do veículo.
2 – Pintura metálica
Uma das diferenças entre os tipos de pintura automotiva sólida e metálica, é que a metálica possui mais brilho e reflexo do que a sólida. Isso confere ao carro um visual mais premium, fazendo a lataria reluzir de formas diferentes, conforme a incidência de luz.
Isso ocorre devido ao processo de fabricação dessa tinta, que possui pigmentos de alumínio em sua composição. Depois, a pintura passa por um processo que adiciona camadas de laca e flocos de alumínio, chamado de carga de efeito.
O resultado é uma pintura mais viva, que reluz e brilha com intensidade. Com isso, o carro está sempre com uma cor mais vibrante e a impressão de que está limpo, mesmo que não esteja.
Essa pintura não é a padrão da maioria dos veículos e por isso pode sofrer uma cobrança adicional dependendo do modelo e cor escolhida. As cores mais comuns são o cinza, o prata e o preto.
3 – Pintura perolizada
A pintura perolizada é uma das mais refinadas entre as pinturas automotivas. A principal diferença entre a pintura perolizada e as demais é que dependendo do ângulo pelo qual se olha o veículo, ele parece mudar de cor.
Esse efeito é conseguido através da composição da pintura, feita com um pigmento de base mineral chamado pó de mica, e também o pó de pérola. Dependendo de quantas camadas de tinta a lataria recebe, ela fica mais escura ou mais clara, o que também pode variar na coloração do carro.
Por ser considerada uma pintura de alto padrão, ela é também a mais cara, tendo uma boa diferença entre os tipos de pintura automotiva em questão de valores inclusos no preço final do veículo. Quando o comprador opta por este tipo de pintura, naturalmente pagará um pouco a mais por ela.
É difícil nomear as cores da pintura perolizada, mas as bases mais comuns são a branca, a prata e a azul, embora basicamente qualquer cor possa ser perolizada.
Repintura
Importante ressaltar uma diferença entre as pinturas automotivas na hora da repintura. Se for necessário renovar a pintura do seu veículo, não é preciso apenas acertar no tom e no tipo de pintura, mas também na intensidade do efeito.
A pintura perolizada, por exemplo, é a mais difícil de acertar, pois será necessário descobrir o tom, a opacidade e também quantas demãos de tinta são necessárias para chegar à pintura original. Caso contrário, será nítida a diferença da parte repintada para a parte original.
Por isso, leve seu carro para repintura apenas em oficinas de funilaria e pintura confiáveis e que entendem bem do assunto. Tentar baratear o serviço pode sair mais caro se o resultado não for o esperado.
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