Na hora de escolher a cera automotiva para o seu carro, podem surgir muitas dúvidas. Para que serve a cera? Quais os tipos? Qual o efeito que ela vai deixar no meu carro? Qual o melhor tipo de cera?
No post de hoje, vamos responder todas essas perguntas. Dependendo do tipo de cera que você escolher, aproveitará diferentes benefícios e vantagens. Por isso, é importante conhecer os tipos de cera automotiva e entender qual a melhor escolha para o seu caso.
Qual a função da cera automotiva?
Já é costumeiro o uso da cera automotiva após uma higienização. Na verdade, a aplicação da cera é considerada parte do processo, mas isso já é tão habitual que as pessoas se esquecem da real função da cera.
Apesar de ela deixar o carro mais brilhoso, com aparência de limpo e um aspecto mais bonito, a principal função da cera é a proteção da pintura e da lataria do carro. Dependendo do tipo de cera, o carro ganha proteção contra arranhões, desgaste, manchas ou sujeira.
Entretanto, vale ressaltar que nem sempre a melhor cera automotiva para um carro será a melhor para o seu. Cada tipo de cera oferece benefícios diferentes, e você vai conhecer agora quais são eles.
Os tipos de cera – qual a melhor cera automotiva?
1 – Cera automotiva líquida
A cera líquida é uma das mais conhecidas pelo consumidor. Ela é a cera mais fácil de aplicar, podendo ser utilizada após a lavagem e secagem do veículo. O tempo de aplicação é de cerca de 20 minutos e o manuseio é fácil.
Esse tipo de cera pode dar brilho, proteger o verniz e também disfarçar riscos superficiais na pintura. Entretanto, ela não oferece uma proteção tão relevante quanto outros tipos de cera automotiva. Além disso, por ser líquida, demora mais para secar, o que pode ser um ponto negativo se houver poeira, folhas ou outras partículas no ambiente.
2 – Cera automotiva em pasta
A cera em pasta é mais conhecida por quem tem pintura premium em seu carro, ou por quem já tem o costume de realizar cuidados automotivos especiais com frequência. Ela é uma cera especial, que dificilmente pode ser manejada sem as corretas ferramentas.
O recomendado é que se leve o carro a uma oficina para a correta aplicação da cera em pasta. Sem o uso dos equipamentos e ferramentas adequadas, a cera pode ficar espalhada de forma não homogênea, deixando muita cera em certos pontos e outros espaços sem cera.
Isso não apenas prejudica a proteção do carro, como também pode ocasionar manchas. Entretanto, se a cera automotiva em pasta for aplicada corretamente, ela oferece uma proteção superior à pintura.
De fato, a proteção da cera é tão boa que é recomendado esperar alguns meses antes de passar novamente a cera em pasta. Além disso, uma aplicação muito recorrente pode desgastar o verniz e ocasionar o surgimento de manchas na pintura.
Falando em manchas, esse tipo de cera automotiva nunca deve ser aplicada em latarias quentes. Se seu carro ficou no sol, espere a lataria esfriar, ou a cera em pasta pode manchar a pintura.
A cera automotiva em pasta protege bem contra arranhões, sujeira, poeira e manchas, além de disfarçar imperfeições superficiais que já estejam aparentes.
3 – Cera em spray
A cera em spray não é a melhor cera automotiva para remover ou disfarçar arranhões, mas sua função é prevenir que eles aconteçam. O formato de apresentação em spray facilita muito sua aplicação, que pode ser completada em aproximadamente 10 minutos.
Entretanto, ela deve ser aplicada em veículos que já receberam o polimento ou o enceramento previamente. Seu efeito em carros que não estão encerados é nulo, pois ela prolonga o efeito da cera que foi aplicada anteriormente.
4 – Cera de lava rápido
Popularmente conhecida como cera de lava rápido, trata-se de uma emulsão feita com a mistura de sabão e um aditivo para dar mais brilho à pintura, deixando-a com aspecto mais bonito. Entretanto, ela não oferece proteção alguma. Não deve ser aplicada sob o sol, pois pode deixar manchas na pintura.
Qual a melhor cera automotiva?
A melhor escolha depende dos objetivos que você tem com seu carro. Nem sempre a melhor cera automotiva é a mais cara, ou a mais difícil de aplicar. Se você quer somente deixar o carro mais bonito e disfarçar imperfeições, e não pode levar o automóvel a um profissional especializado, a melhor seria a líquida, fácil de usar em casa.
Entretanto, se você preza pela proteção e quer garantir que seu carro tenha o melhor resultado final, então a melhor cera automotiva é a cera em pasta. A cera em spray é utilizada após a aplicação prévia de outro tipo de cera, enquanto a cera de lava rápido somente deixa um brilho temporário, sem oferecer proteção.