Todo dono de veículo sabe que encerar o carro é uma arte que demanda cuidado, atenção e, principalmente, manuseio correto dos produtos. Além de embelezar, a cera passada adequadamente pode proteger a pintura contra manchas e danos.
Em outras palavras, encerar o seu carro corretamente vai ajudar você a manter a boa aparência, proteção e limpeza do seu veículo.
Vamos explorar um pouco mais sobre alguns métodos de enceramento que você pode aplicar e vai deixar o carro bonito e protegido.
Vantagens de encerar o meu carro
Algumas ceras, além de limpeza e proteção, ajudam no combate do desgaste da tinta que o veículo sofre com o tempo.
O processo de encerar o carro é útil, principalmente, para aqueles veículos que apresentam uma pintura mais desgastada e, devido ao tempo, já não possuem o mesmo brilho de antes.
Nesses casos, a aplicação da cera contribui para que o seu veículo fique com uma aparência de renovado e limpo. Outro ponto importante a se destacar é que a cera protege contra poeira, a ação do tempo e pequenos arranhões que podem danificar o carro.
Existe o momento certo para encerar o carro?
Se em algum momento surgiu uma dúvida sobre limpar diariamente o seu carro, fique tranquilo, pois esse é um questionamento bastante comum.
A primeira informação que se deve ter em mente é que é importante limpar o seu veículo regularmente. Não precisa ser todos os dias, mas manter uma rotina de estética automotiva será muito bom.
Quanto ao enceramento, você pode fazer sempre que achar conveniente. O processo não tem capacidade abrasiva, então não vai danificar o veículo.
Como encerar o meu carro sem danificar a pintura
Antes de começar a falar sobre encerar o carro, vamos explicar a respeito do polimento que também é um processo importante durante a limpeza.
A diferença principal entre as duas ações é que a cera pode ser aplicada em casa pelo proprietário do carro, já para polir o veículo, é indicado um profissional.
O polimento, quando feito incorretamente, pode provocar vários danos à lataria. Por isso, é necessário sempre procurar alguém capacitado para realizar essa função.
No entanto, polir o carro é uma ótima opção para recuperar o seu brilho e eliminar riscos na pintura.
Mas agora, abordando sobre encerar. Quando for colocar a cera em seu veículo, busque se atentar e seguir algumas etapas importantes.
Essas etapas vão evitar que a pintura sofra arranhões ou outros danos à superfície. Vamos lá:
- Lave o carro – Faça uma lavagem antes. Com água, sabão ou um produto específico para a limpeza do carro. Se você passar a cera sem a limpeza, a areia, asfalto e outras sujidades que se acumulam no dia a dia podem arranhar a superfície.
Não se esqueça de secar o carro antes de aplicar a cera para evitar que a água prejudique a absorção do produto.
- Aplicar a cera sobre a lataria – Use o aplicador de cera ou um pano de microfibra. Aplique em pequenas quantidades (grandes quantidades deixam a superfície pegajosa).
Em seguida, faça movimentos circulares em toda a lataria. Alguns tipos de cera precisam ficar sobre a pintura por um tempo para agir. Para evitar que a cera fique tempo demais no carro, divida a lataria em seções.
- Retire a cera da lataria – Ao retirar a cera, é importante usar um tecido de microfibra. Lembre-se de também fazer movimentos circulares na retirada.
À medida que o pano for ficando sujo de cera, vire-o ou se preferir, use um outro tecido. O importante é você ter em mente que apenas a parte limpa do pano deve ser usada.
Por último, cuidado para não utilizar a cera nos faróis, partes plásticas e de borracha do carro. Há produtos específicos para o cuidado com esses componentes, e a cera em pasta ou cera líquida não são eles.
Ao seguir esse passo a passo você conseguirá encerar o seu carro e deixá-lo com um aspecto novo, bonito e o melhor de tudo, protegido.
- Atenção para os detalhes – Encerar o carro garante proteção e brilho, de fato, mas existem outros cuidados que você pode adotar para prolongar esses benefícios.
- Se possível, evite lavar o veículo em casa – Apesar de mais barato, lavar o carro em casa pode aumentar as chances de danos à lataria.
Ter a ajuda de profissionais é mais seguro e garante ótimos resultados e prevenção a riscos, manchas e desgastes.
- Proteja o carro – Sol, poluição, resina de árvore, fezes de pássaros, folhas secas e muitas outras coisas podem danificar a pintura do carro a longo prazo.
Por isso, sempre que possível, dê preferência por estacionar o seu veículo em ambientes cobertos. Ou ainda, utilizar uma capa no veículo.
- Se for remover adesivos, faça corretamente – É comum termos adesivos em nossos carros. Mas cuidado na hora de tirá-los.
Os adesivos podem manchar a lataria de um carro. Então, quando for remover não use querosene para tirar a cola nem raspe com objetos de metal, pois isso pode acabar arranhando.
Agora que você já sabe como encerar o seu carro, mantê-lo protegido e sabe também sobre os cuidados que pode ter no dia a dia, basta colocar em prática.
Quer saber dicas a respeito de cuidados com o seu carro, polimento, produtos para encerar e qualquer outra dúvida?
Leia também: