Poucas situações na vida de um motorista são tão frustrantes — ou desesperadoras — quanto aquele momento em que ele entra no veículo, tenta dar partida… e nada! Como saber quando trocar a bateria do carro e evitar esse problema?
Quer aprender a identificar os sinais que indicam a necessidade de substituição da bateria antes de “ficar na mão”?
Então continue a leitura deste post, vamos te dar detalhes sobre o assunto!
Como funciona a bateria do carro?
Antes de mais nada, é preciso entender, minimamente, sobre o funcionamento das baterias. Esse dispositivo é um conjunto de pilhas que armazena energia e é recarregado através do seu alternador.
Tal processo acontece de forma química, ou seja, a bateria possui óxido de chumbo e revestimento feito por ácido sulfúrico. O objetivo dessa dinâmica é transformar a energia química em energia elétrica.
Assim, o papel da bateria do carro é manter os sistemas elétricos em stand-by enquanto o veículo está desligado, dar partida e promover a iluminação.
Quais os sinais de que a bateria precisa ser trocada?
A vida útil da bateria está diretamente ligada ao quanto ela é solicitada. Ou seja, sua duração será maior ou menor a depender da quantidade de itens (como ar-condicionado e aparelho de som) que a utilizam para funcionar.
Dessa maneira, não existe uma regra e a qualquer momento a energia pode se esgotar e te deixar parado no meio da estrada!
Portanto, para evitar esse tipo de situação, é essencial conhecer alguns sinais que ajudam a definir quando trocar a bateria do carro.
Então, se você entra no carro e alguns dos itens a seguir acontecem, é hora de providenciar a substituição o mais rápido possível.
Acompanhe:
- Qualquer tipo de falha no sistema elétrico, como luz fraca e oscilante;
- Problemas com o sistema de injeção do combustível, com o aquecedor ou ar-condicionado;
- No painel do carro, aparece uma luz indicando que a bateria está mais fraca e precisa ser substituída;
Por fim, um sinal que praticamente não deixa dúvida: se o carro não ligar de jeito nenhum, a bateria deve ter, de fato, acabado.
Nesse caso, é recomendado o uso de um carregador de bateria portátil ou um cabo chupeta para baterias.
O que fazer para aumentar a vida útil da bateria?
Agora que você já entendeu quando trocar a bateria do carro, podemos dar algumas dicas, recomendar alguns cuidados para prolongar a vida útil do dispositivo e evitar que haja a necessidade de realizar trocas frequentes.
Confira a seguir:
- Com o motor desligado, nunca ligue o som, os faróis ou outras funções que exigem bateria;
- Caso o automóvel precise passar muitos dias sem ser ligado, o ideal é desconectar a bateria. Isso evitará que ela não funcione quando for exigida;
- Mantenha os bornes da bateria limpos, pois isso ajuda na durabilidade, evitando a oxidação;
- Ter atenção às funções que possuem corrente elétrica em stand-by (como rádio, alarmes e rastreadores) também é uma atitude importante. Afinal, os itens consomem energia mesmo com o motor desligado;
- Não dê partida com os faróis ligados;
- Mantenha o reservatório de partida a frio sempre abastecido, com gasolina de boa qualidade, pois isso gera menos desgaste ao ligar o veículo, especialmente em dias frios;
Vale reforçar que no momento da ignição, a bateria deve ser responsável por fornecer energia elétrica apenas para tal finalidade.
Quando trocar a bateria do carro, seguindo à risca todas as orientações, você vai ver que sua durabilidade será muito maior e ela parecerá nova por muito mais tempo!
Como evitar que a bateria acabe de repente?
Além de tomar os devidos cuidados com a saúde da bateria, é fundamental saber o que fazer quando ela acabar.
A primeira recomendação é não tentar fazer, você mesmo, a troca da bateria do seu carro. Afinal, cada veículo possui suas próprias características e é necessário ter conhecimento técnico para resolver o problema.
Ou seja, não tente economizar dinheiro da forma errada, pois o barato pode sair caro!
Por isso, procure uma oficina mecânica confiável, com equipamentos adequados para detectar com precisão os defeitos, identificando, inclusive, se o problema está na bateria ou no alternador.
Por último, mas não menos importante, leve seu veículo, periodicamente, à oficina. Através dessas avaliações de rotina, é possível corrigir muitas falhas logo no início e poupar danos maiores e, consequentemente, gastos exorbitantes!
Então, se você quer ter certeza sobre quando trocar a bateria do carro, consulte a Mecânica Garrett!
Quer aprender mais sobre o seu carro? Então leia também: