Todo dia a mesma coisa: você mal entra no carro e liga o ar, quase que de forma automática, sem reparar muito em qualquer sinal. Mas, de repente, ele para de gelar! Pois é, chegou o momento de recorrer à higienização de ar-condicionado.
Mas será que essa é a única forma de saber que está na hora de realizar a limpeza: esperar até que ele pife? Como evitar que chegue a esse ponto?
Felizmente, é possível agir antes que o problema tome tamanha proporção e você precise ficar dias passando calor no trânsito!
Confira as dicas que separamos para te ajudar a descobrir quando é feita a manutenção do ar automotivo.
O que garante o bom funcionamento do ar-condicionado?
Embora a limpeza do ar-condicionado seja indispensável a cada seis meses, usar o aparelho corretamente aumenta sua vida útil. Veja o que fazer para mantê-lo funcionando bem e por mais tempo:
Ligar o aparelho periodicamente
Quando o dispositivo permanece desligado por longos períodos, ele fica mais propenso ao acúmulo de poeira em seus componentes.
Logo, não é só a limpeza e a higienização de ar-condicionado que evitam problemas. É necessário que o aparelho seja ligado pelo menos uma vez por semana, a fim de lubrificar as peças e prevenir o ressecamento.
Cuidar do botão de recirculação
Sabe aquele botão que resfria o carro mais rápido? Pois bem, ele não deve ser usado de maneira recorrente, pois isso pode causar a sobrecarga do ar-condicionado.
Desse modo, o uso do botão é recomendado para quando você estiver passando por áreas com grandes índices de poluição.
Dissipar o ar quente
Outra dica muito importante é sempre procurar dissipar o ar quente do interior do carro antes de ligar o ar-condicionado. Ao entrar no veículo, abra as janelas e ande alguns minutos com carro até a temperatura se equilibrar um pouco.
Caso contrário, ligar o dispositivo com a cabine do automóvel muito quente faz com que o sistema trabalhe mais intensamente, forçando os componentes, consumindo mais bateria e combustível.
Leia também:
Dicas para economizar combustível no dia a dia
O ar-condicionado do carro não gela? Saiba o que fazer!
Como saber se é hora de limpar o ar-condicionado?
Bom, agora que você já entendeu como permitir que seu aparelho funcione por mais tempo, podemos, enfim, te contar como saber se está na hora de realizar a limpeza ou a troca do filtro de ar do dispositivo.
Esteja atento a esses 3 sinais:
1. Mau cheiro
Sem dúvida alguma, o odor desgradável é um dos maiores indícios da necessidade de fazer a limpeza e higienização do ar-condicionado automotivo.
Esse mau cheiro se deve ao acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos filtros de ar do sistema de refrigeração. Quando não são removidos, esses microorganismos se desenvolvem, criando colônias e espalhando o odor pelo ar.
O mesmo acontece com o ar-condicionado split.
2. Problemas respiratórios
Mais um sinal de que a higienização de ar-condicionado precisa ser feita é o surgimento ou o agravamento de problemas respiratórios.
Essa é outra consequência da reprodução dos micróbios citados anteriormente. Tais agentes podem causar complicações à saúde humana. De tal modo, sintomas de asma, rinite e alergias diversas devem ser observados com atenção.
Fique de olho se os passageiros começam a sentir falta de ar, a espirrar ou a coçar o nariz assim que o ar-condicionado é ligado.
Vale ressaltar que as crianças estão mais suscetíveis às enfermidades, por isso, fique de olho! Pode ser hora de investir na limpeza do aparelho e preservar a integridade da família.
3. Dificuldade de ventilação
Por fim, outra excelente forma de identificar que está na hora de higienizar o ar-condicionado é verificar se a ventilação está ocorrendo com dificuldade. Quando o filtro de ar está sujo, a passagem de ar é impedida e “força” o sistema.
Dessa maneira, o aparelho precisa ficar ligado por mais tempo e em uma potência maior para que consiga resfriar o ambiente e atingir a temperatura desejada.
Em outras palavras, o funcionamento do automóvel é prejudicado de modo geral!
Qual a melhor maneira de higienizar o ar-condicionado?
Depois de conseguir identificar que está na hora de fazer a higienização do ar-condicionado, a dica de ouro é: procure um profissional especializado e de sua confiança!
Afinal de contas, embora a tarefa possa parecer fácil, ela demanda conhecimento técnico e destreza para que seja executada corretamente.
Além disso, a limpeza básica do filtro de ar-condicionado e das tubulações não costuma ser cara.
Porém, caso a manutenção demore para ocorrer e a sujeira vá se impregnando, pode ser preciso realizar procedimentos mais complexos. O que envolve a higienização do evaporador, do compressor e outras peças.
Isso torna, consequentemente, os custos mais elevados!
Portanto, se você não quer correr o risco de precisar gastar demais e nem ficar sem ar frio dentro do carro naquele dia de calor, aja enquanto há tempo!
A Mecânica Garret é referência em higienização de ar-condicionado automotivo em Curitiba e Região Metropolitana. Entregue o serviço de limpeza do seu carro nas mãos de quem é expert no assunto!
Conheça os serviços de manutenção de ar-condicionado da Garret!