O sistema de combustível de um automóvel é formado por diversos componentes. Entre eles, os bicos injetores e os tanques são os mais conhecidos. Ocasionalmente, é necessário realizar a limpeza do sistema de combustível.
Isso porque, ao longo do tempo, os componentes acumulam algumas impurezas que acabam entrando no sistema pelo abastecimento. Nem sempre isso significa que o combustível é de má qualidade, mas vale a pena ficar atento.
A seguir, você verá quando é necessário realizar a limpeza do sistema de combustível do seu carro.
A limpeza pode ser feita de forma preventiva?
Sim e não. Tudo depende de qual componente será trabalhado. Por exemplo, os bicos injetores não precisam de uma limpeza preventiva. Eles só precisam ser limpos quando há obstruções que estejam dificultando a passagem do combustível para o motor.
Entretanto, outros componentes, como o tanque de combustível, podem ser limpos periodicamente para evitar problemas nas outras partes do sistema.
Não é difícil encontrar oficinas e até concessionárias oferecendo a limpeza preventiva de válvulas injetoras, mas, segundo Diego Riquero Tournier, chefe de treinamento automotivo da Bosch, empresa que fabrica boa parte dos componentes do sistema de combustível, isso é desnecessário.
A opinião é compartilhada pelo consultor técnico do grupo Fiat-Chrysler Automobiles (FCA), Ricardo Dilser. Segundo ele, a verificação das válvulas injetoras é sim recomendada. Porém, a limpeza das mesmas só deve ser feita caso sejam encontrados problemas que comprometem o funcionamento do sistema.
Como saber qual o momento de realizar a limpeza do sistema de combustível?
O sistema de combustível dá alguns avisos de que algo está errado e precisa ser verificado. Abaixo, você entenderá quais são esses sinais.
Falhas na aceleração
Alguma vez você já sentiu seu carro falhando ao tentar acelerar? Tanto em subidas quanto no plano, se a aceleração estiver falhando, uma das causas pode ser o entupimento das válvulas injetoras. Se alguma impureza estiver presente, o combustível não consegue chegar ao motor em quantidade suficiente para manter a aceleração.
Caso isso ocorra com frequência, procure um especialista o quanto antes. Quanto mais sujos ficam os bicos injetores, pior será a estabilidade de aceleração do carro, o que pode comprometer não apenas seu desempenho, mas também a segurança dos ocupantes.
Aumento no consumo de combustível
Se ficar claro que o carro está consumindo mais combustível do que o normal, pode ser necessário realizar a limpeza do sistema de combustível. Isso acontece porque o sistema não está totalmente desobstruído e, por isso, o motor precisa fazer mais força, resultando em um gasto maior de combustível.
O ideal é que se mantenha uma vigilância sobre o gasto de combustível, a fim de identificar situações atípicas, como o gasto acima do normal.
Oscilações de rotação
A rotação do motor é medida em tempo real, semelhante ao velocímetro. Conforme as rotações aumentam ou diminuem, também aumenta ou diminui a potência do motor. Entretanto, este medidor é, na maioria dos casos, relativamente estável.
Se o ponteiro mostrar uma oscilação muito frequente, especialmente quando o carro está em velocidade constante, isso pode indicar que é necessário realizar a limpeza do sistema de combustível. As impurezas no sistema de combustível podem causar oscilações de rotação.
Aumento nos níveis de poluição
Quando o carro começa a apresentar um aumento nos níveis de poluição que produz, isso é um claro sinal de problemas e impurezas no sistema de combustível. O combustível, por si só, já causa poluição em certos níveis. Acontece que, quando existem impurezas no fluido, elas são queimadas junto com o combustível e aumentam esses níveis.
A fumaça escura saindo do escapamento é um indicador de que é necessário realizar a limpeza do sistema de combustível, assim como o cheiro acentuado de combustão ao ligar o carro ou acelerar.
Indicador de diagnóstico
Existe um indicador no painel dos automóveis que pode acender quando existe algum problema no sistema de combustível. Fique atento a este sinal, pois, mesmo que nenhum dos outros mencionados acima esteja presente, a luz pode representar um problema invisível.
Leve o carro a um especialista se esta luz se acender mais de uma vez, ou se não se apagar durante toda a operação do veículo.
Quais os benefícios da limpeza do sistema de combustível?
Entre os benefícios de realizar a limpeza, podemos citar uma combustão mais limpa, o desempenho melhorado, a performance do sistema de alimentação, a redução de poluentes e fumaça produzidas pelo veículo, a minimização do consumo de combustível, além da maior suavidade no funcionamento de todo o sistema.
Se você está com algum dos problemas citados, pode ser necessário realizar a limpeza do sistema de combustível. Não deixe para depois. Conheça o serviço de limpeza da Mecânica Garrett agora e agende sua visita. Evite maiores problemas que podem ser muito mais graves posteriormente!