Saiba quais são as regras para placas Mercosul

Desde 27 de Agosto de 2019, entrou em vigor a Resolução 780/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece novas regras para as placas Mercosul, determinando sua obrigatoriedade e o prazo máximo para adesão.

As novas placas possuem um padrão utilizado nos países do Mercosul, e sua implementação vem sendo adiada desde 2016. Em 2020, teremos o prazo final para a implantação do novo modelo de placas.

Se você quer saber quais são as novas regras para placas Mercosul, continue lendo e fique por dentro para se certificar de que sua placa estará de acordo com as normas.

O novo modelo de placas Mercosul

O novo modelo de placas Mercosul foi feito para se tornar mais simples, permitindo que seu custo seja mais em conta para o consumidor final, além de padronizar sua aparência com os outros países do Mercosul.

Quanto aos caracteres, houve uma modificação simples, mas que permitirá a combinação de mais de 450 milhões de novas placas. Antes, a placa cinza possuía três letras e quatro números. Agora, o novo modelo de placa do Mercosul possui 4 letras e 3 números, com a letra adicional sempre na quinta casa. O código da placa não é mais dividido por um hífen.

O modelo, portanto, segue o padrão:

AAA9A99

Além disso, há também um QR Code que permite maior rastreabilidade e facilita a fiscalização do veículo. O código QR também dificulta a clonagem do novo modelo de placa.

Quais as regras para utilização da placa Mercosul? 

A nova placa Mercosul possui regras específicas para sua utilização. Primeiramente, é preciso esclarecer que nem todos os estados adotaram, até o momento, o novo modelo de placas Mercosul. Entretanto, todos os estados brasileiros devem adotar o modelo até o dia 31 de Janeiro de 2020, que é o prazo final para ocorrer a mudança. 

Quanto às regras para utilizar a placa, veja abaixo os casos onde a mudança é necessária.

Compra de novos veículos 

Os veículos novos, comprados desde 27 de Agosto de 2019, nos estados que já adotaram o novo modelo de placas Mercosul, devem todos possuir o novo modelo. Em estados que ainda não adotaram o novo modelo, isso não é obrigatório. Entretanto, se você tiver a opção, sugerimos já efetuar a adesão à placa Mercosul.

Mudança de categoria do veículo 

Automóveis que precisem trocar de placa devido à mudança de categoria do veículo já precisam adotar o novo modelo de placas Mercosul.

Furto, roubo, extravio ou dano 

Se a placa antiga sofrer algum desses sinistros, a substituição deve ser realizada já com a nova placa Mercosul.

Veículos transferidos de estado ou município 

Todos os veículos que forem transferidos para estados ou municípios onde já vigoram as novas regras para placas Mercosul devem adotar o novo modelo. Caso ocorra, posteriormente, a transferência inversa, o novo modelo de placa deve permanecer.

Fique atento aos prazos e às novas regras para placas Mercosul e evite problemas com seu veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima