Será que a plotagem de automóveis vale a pena? Veja as principais informações sobre este processo antes de tomar a sua decisão.
A plotagem de automóveis é um processo de envelopamento bastante difundido no Brasil, especialmente para fins comerciais. Com a aplicação de uma película sobre a lataria do carro, muda-se a sua aparência, resistência e propriedades.
Mas será que vale a pena realizar este processo? Ou será que é melhor optar por outras soluções?
No post de hoje, você vai conhecer um pouco melhor a plotagem de automóveis para poder tomar a sua decisão.
No que consiste a plotagem de automóveis?
A plotagem ou envelopamento de automóveis consiste na aplicação de um adesivo sobre a pintura da lataria. Diferentemente de adesivos convencionais, o envelopamento pode cobrir até 100% da lataria, caso o dono do veículo deseje.
Existem 3 principais tipos de plotagem de automóveis, sendo o adesivo de vinil, o poliuretano e o envelopamento líquido. Cada um possui características distintas e indicações específicas.
Prós e contras da plotagem de automóveis
A plotagem de carros pode ser realizada por diversos motivos. Entre eles, a personalização para empresas é o mais comum. O carro da empresa pode ser transformado em uma ferramenta de marketing que leva o nome da sua marca e os seus contatos para onde for.
Outro motivo para fazer a plotagem de automóveis é a proteção da pintura. Quando bem feita, a plotagem cria uma película protetora que pode durar até 5 anos, dependendo do tipo de material e das técnicas empregadas.
Entretanto, nem tudo são benefícios. Um carro plotado chama mais atenção de criminosos, fazendo com que seja necessário estar sempre protegido com um seguro. Além disso, ele é mais fácil de identificar, o que pode ser um contratempo para o nome da sua empresa dependendo da situação.
Qual a diferença entre os tipos de plotagem de automóveis?
Adesivo de vinil
Apesar de existirem películas de PVC e de fibra, a de vinil é a mais recomendada entre as de baixo custo. Ela é também a mais comum e permite a personalização visual conforme o desejo do dono do automóvel.
Poliuretano
O envelopamento com poliuretano é transparente e, portanto, não é indicado para quem busca personalização, mas sim para quem busca proteção. Ele protege a pintura e a lataria contra arranhões superficiais sem alterar a cor do automóvel.
Envelopamento líquido
Este tipo de plotagem de automóveis é feito com uma tinta que, depois de seca, se transforma numa película. Por isso, ela é imune ao aparecimento de bolhas. Além de proteger contra arranhões, protege também contra o sol e permite o uso de acessórios de lavagem como de costume.
Importante
A legislação brasileira prevê que todo automóvel que for plotado em mais de 50% de sua superfície deve ter sua documentação alterada para descrever as novas cores ou personalização. O não cumprimento desta lei pode levar o automóvel à apreensão, pois é considerado uma infração grave.
Vale a pena a plotagem de automóveis?
Se você busca proteção e personalização, a plotagem pode ser um processo com melhor custo-benefício, especialmente quando bem realizado, já que pode durar até 5 anos.