Período de férias se aproximando, viagens marcadas e malas prontas. Tudo em ordem para colocar o pé na estrada? Bem, ainda falta um detalhe bastante importante: a revisão do seu veículo.
Fazer a revisão no carro pode ser o diferencial entre ter problemas inesperados ou poder desfrutar de suas férias em paz.
No post de hoje, você vai entender a importância de fazer a revisão no carro e como ela é feita. Acredite: isso é de extrema importância, tanto para a tranquilidade quanto para a segurança de sua família.
Qual a importância de fazer a revisão no carro?
Todo veículo sai de fábrica com aprovação em testes laboratoriais que verificam a durabilidade, resistência e qualidade de seus componentes. Essa revisão inicial é feita devido aos danos que o veículo pode sofrer nas ruas, como fatores climáticos, condições das estradas, eventuais acidentes e também o desgaste natural dos componentes.
Entretanto, uma única revisão não tem um prazo de validade tão extenso a ponto de dispensar qualquer verificação indefinidamente. É necessário que você faça a revisão regularmente para acompanhar o estado de conservação de seu veículo.
O principal objetivo da revisão é antecipar problemas e situações de risco, a fim de que sejam consertadas antes que ocorra qualquer situação problemática.
Como funciona a revisão no carro?
A revisão deve ser feita pelo menos a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros rodados. Entretanto, antes de viagens longas, é sempre recomendado fazer uma revisão como forma de precaução.
O carro é avaliado por completo, por um profissional capacitado para dizer se o veículo está ou não em boas condições, prever falhas, analisar o desgaste dos componentes e verificar a necessidade de reparos ou substituições.
São analisados todos os sistemas do carro por completo. Entre eles, vamos falar sobre os principais.
Bateria
A Bateria Automotiva é uma peça importante na hora da viagem. Se ela acabar no meio de alguma avenida ou rodovia, você pode demorar para conseguir continuar a viagem, além de ser perigoso ficar com o carro parado em alguns trechos que não ofereceram estrutura para isso. Certifique-se de seu carro tem bateria!
Motor
O motor é o principal componente do carro e também um dos mais caros. Se ele sofrer alguma pane no meio da estrada, o motorista terá um grande problema. Certifique-se de que a revisão em seu carro passe pelo motor.
Transmissão
Problemas na transmissão também podem arruinar a sua viagem. Ela é vital para o funcionamento de qualquer carro, pois é a responsável em transformar a energia do motor em movimento e fazer as rodas girarem.
A revisão no carro deve contemplar todos os componentes da transmissão, como embreagem, caixa de câmbio, diferencial e semi-eixo.
Freios
Os freios são um dos principais dispositivos de segurança do veículo. Ao se deparar com uma situação de risco, o motorista aciona os freios sem pensar duas vezes. Se eles não estiverem em boas condições, acidentes podem ocorrer.
Pneus
Os pneus possuem prazo de validade que deve ser respeitado. Além de ser passível de multa, rodar com pneus vencidos representa alto risco nas estradas. O carro pode derrapar e sua capacidade de frear fica comprometida. A revisão no carro deve sempre verificar os pneus.
Sistema elétrico
A elétrica do carro também é importante. Se algum componente elétrico não estiver em pleno funcionamento, funções cruciais do veículo podem falhar quando você mais precisar delas, como os faróis ou o velocímetro. Além disso, fios como mal contato podem causar incêndios ou choque elétrico.
Quais os benefícios de fazer a revisão no carro?
Economia
Fazer a revisão no carro é uma medida preventiva. Prevenção é sempre mais barato do que conserto. Tendo isso em mente, uma revisão pode sair muito mais em conta do que um conserto devido ao agravamento da situação.
Segurança
Não é apenas a sua segurança e de sua família que estão em jogo quando você não faz a revisão no carro, mas também a de todas as pessoas que estiverem na estrada próximas a você. A segurança é o principal motivo para fazer a revisão em seu veículo.
Tranquilidade
Além de viajar mais tranquilo, você terá a certeza de que sua viagem não será interrompida inesperadamente. Em alguns casos, o conserto de um carro leva dias, e se você não fizer a revisão no carro, pode acabar tendo que voltar para casa e cancelar seus planos de férias.
Garantia
Sabia que algumas montadoras condicionam a garantia do veículo à realização da manutenção periódica e revisões? Se você deixar de cumprir o calendário de revisões ou as manutenções baseadas na quilometragem, pode perder definitivamente a garantia do seu carro.
Agora que você entendeu como é importante fazer a revisão em seu carro, não deixe de agendar a sua para ter férias tranquilas!
Compartilhe com seus amigos e familiares!