Um consenso entre os donos e donas de automóveis é que ninguém gosta de ver seu veículo sujo, manchado ou riscado. Então, saber como tirar manchas de carros pretos é fundamental.
Afinal, todo mundo quer ver a lataria brilhando, não é mesmo? Principalmente se a pintura for escura, uma vez que as marcas ficam ainda mais evidentes.
Além de afetar a estética do automóvel, o prejuízo à estrutura do veículo é outro problema que as manchas podem causar a longo prazo.
Por isso, se você quer saber como reverter essa situação, continue a leitura deste post até o final!
O que costuma causar manchas em carros pretos?
Mesmo você sendo uma pessoa super cuidadosa com o seu automóvel, diversos fatores acabam causando manchas na pintura — especialmente na cor preta — durante o uso diário do veículo.
Porém, podemos listar os principais motivadores desses problemas na lataria:
- Dejetos de pássaros;
- Seivas de árvores;
- Chuva (comum, ácida ou de granizo);
- Raios solares;
- Lavagem mal realizada;
- Piche;
- Maresia.
Tudo isso acaba, de alguma forma, expondo a superfície do carro a uma série de consequências, como craquelamento do verniz, corrosões e, é claro, manchas e riscos de todos os gêneros.
Como eliminar manchas da pintura do carro?
Depois de descobrir o que costuma prejudicar a pintura do automóvel, é hora de aprender como tirar manchas de carros pretos. Até porque, deve ser por isso que você está aqui até agora, não é mesmo?
Portanto, a seguir, confira 3 estratégias muito eficazes:
1. Pano molhado
A primeira técnica a ser utilizada deve ser a mais simples, no entanto, capaz de solucionar a maior parte dos problemas: esfregar um pano molhado sobre a mancha.
Embora seja uma medida básica, é preciso aplicá-la o mais rápido possível, de preferência assim que a marca surgir.
Logo, basta recorrer a uma flanela de microfibra — para não causar nenhum arranhão — umedecida só com água e fazer movimentos circulares para remover a imperfeição.
2. Detergentes específicos
Caso você perceba que o pano molhado só com água não foi o suficiente para eliminar a marca do seu carro, é válido dar um up na estratégia e acrescentar uma substância para ajudar nesse processo.
Procure um detergente específico para a remoção de manchas e siga as instruções de uso da embalagem.
Tome cuidado para não fazer nada além do que está sendo recomendado pelo fabricante, pois você pode acabar causando danos ainda maiores à pintura.
3. Polimento
Por fim, a terceira e última alternativa diz respeito a um processo mais completo, que serve para lidar com danos graves e é o polimento.
Apesar de ser absolutamente eficaz, é imprescindível que o método seja adotado por um profissional experiente, pois pode causar avarias irreversíveis à lataria do automóvel se realizado incorretamente.
Se não quiser arriscar, opte por produtos mais simples e menos potentes, à base de cera, para polir você mesmo.
Quais são os cuidados necessários para evitar manchas?
Bom, agora que você já sabe o que pode fazer para eliminar as manchas do seu carro preto, é importante prevenir e tomar todos os cuidados necessários para evitar que o problema sequer ocorra.
Para tanto, o primeiro passo é sempre utilizar produtos de boa qualidade e específicos para automóvel quando for higienizá-lo. Na dúvida, a dica que não tem erro e serve para qualquer carro é usar apenas sabão neutro e água.
Além disso, é importante não lavar o carro debaixo de sol forte, dando preferência a locais cobertos para evitar a incidência direta dos raios solares.
Por fim, não deixe o sabão secar, enxágue rapidamente e seque a lataria com um pano de microfibra para garantir a remoção completa do produto.
No dia a dia, também vale a pena evitar estacionar o veículo embaixo de árvores frutíferas.
Leia também:
Entenda o que é cristalização de pintura e seus benefícios
Cristalização de Veículos em Curitiba
Por que procurar uma empresa especializada?
Ainda que os cuidados citados acima sejam importantes e agora você já saiba como tirar manchas de carros pretos, a atitude mais segura ao perceber uma mancha que não sai facilmente, é recorrer a uma empresa especializada no assunto.
Profissionais devidamente treinados serão capazes de avaliar e solucionar o problema sem dar margens a danos ainda mais graves. Além disso, você evita que a mancha se agrave e cause avarias irreparáveis a longo prazo.
Outra grande vantagem é que essas empresas oferecem serviços que garantem a proteção extra da pintura, como a vitrificação e a cristalização.
Os processos contam com a aplicação de um produto específico capaz de criar um “escudo” protetor resistente sobre a lataria, blindando a superfície contra sujeiras e detritos.
Portanto, se você quer saber mais sobre vitrificação e cristalização para investir em técnicas que aumentam a vida útil do seu carro, conte com quem é referência no mercado.