Qualquer tipo de veículo é exposto, diariamente, a diversos tipos de agentes contaminantes. Por isso, submetê-lo a um processo de descontaminação de pintura é fundamental para preservar a boa aparência da lataria.
Fuligem, pó de tinta e poluição atmosférica são alguns dos responsáveis por prejudicar o verniz do carro e deixá-lo sem brilho, com textura áspera e com aspecto envelhecido.
Então, se isso tem acontecido com seu automóvel, continue a leitura deste conteúdo para saber como reverter a situação!
Você sabe o que é descontaminação de pintura?
Quando a lataria é atingida por resinas de árvores, névoa, piche ou outro contaminante industrial, os prejuízos podem parecer sutis, mas com o passar do tempo, acabam causando danos irreversíveis.
Invisíveis a olho nu, tais partículas agridem o verniz do carro e se não retiradas, oxidam e desbotam a pintura do veículo.
E, embora a lavagem padrão seja importante para manter o automóvel limpo, ela não é o suficiente para remover os contaminantes.
De tal maneira, é imprescindível que a descontaminação de pintura, um processo que remove as impurezas mais profundas, seja realizada para solucionar a questão.
Qual a importância de realizar o procedimento?
Como você já pode ter percebido, fazer a descontaminação de pintura do carro é fundamental para conservar a estética do veículo.
Isso porque, se a técnica não for colocada em prática na hora certa, diversos problemas podem ser agravados. Logo, solucioná-los se torna mais caro e, muitas vezes, até inviável.
Desse modo, a descontaminação de pintura é um processo de suma importância para evitar que o automóvel se degrade.
O procedimento é parecido com um processo de polimento, no entanto, exige muito mais conhecimento e experiência. Afinal, o material espalhado sobre a pintura é altamente abrasivo.
Como a descontaminação de pintura é feita?
O material abrasivo utilizado na descontaminação de pintura trata-se de uma massa conhecida como Clay Bar. Se aplicada de forma incorreta, a pasta pode trazer mais malefícios do que benefícios.
É primordial, por exemplo, que não se faça muita força e que os movimentos não sejam circulares na hora da aplicação.
Além disso, a massa não pode cair no chão, pois isso a contaminaria com poeira, areia e outras impurezas. Nesse caso, não precisamos nem mencionar o tamanho do prejuízo à lataria, não é mesmo?
A descontaminação de pintura também conta com a utilização de um lubrificante especial. Através da aplicação dessa substância, a atuação da Clay Bar é potencializada, deslizando com maior facilidade sobre a superfície do carro.
Por fim, o procedimento também demanda o uso de panos de microfibra para remover o excesso do lubrificante e vestígios da cera abrasiva.
Passo a passo
Agora que você já sabe quais os principais materiais utilizados na descontaminação de pintura, confira um breve passo a passo do processo:
- Limpeza padrão para retirar a camada superficial de sujeira;
- Aplicação do lubrificante especial sobre a lataria;
- Aplicação da massa Clay Bar com movimentos horizontais ou verticais;
- Acabamento com um pano de microfibra para remover resquícios dos produtos.
Pronto!
A descontaminação está feita e os agentes que danificariam a pintura do veículo foram eliminados!
Quem pode realizar a descontaminação de pintura?
Bem como já citamos anteriormente, os produtos usados na descontaminação devem ser manuseados com muito cuidado. Além disso, não adianta querer improvisar e fazer tudo por conta própria.
O barato pode causar muita dor de cabeça e sair caro no fim das contas!
Assim sendo, tenha em mente que o método só será realmente eficaz e surtirá efeito se for executado por profissionais devidamente treinados. Vale destacar ainda, que antes de qualquer coisa o veículo deve ser avaliado.
Somente dessa maneira será possível identificar qual a melhor estratégia deve ser desenvolvida para tratar a estética automotiva.
Portanto, conte com uma empresa especializada no assunto, como a Mecânica Garrett. Com técnicos absolutamente qualificados e produtos de altíssima qualidade, o centro de reparação é o lugar perfeito para cuidar do seu carro.
Então, não perca mais tempo, acabe com o aspecto envelhecido do seu veículo antes que seja necessário submetê-lo a uma nova pintura automotiva!
Para saber mais sobre nossos serviços, leia também:
Polimento automotivo: o que é e como deve ser realizado?