Se você possui ou já possuiu um automóvel, é bastante provável que em algum momento já precisou ou vai precisar fazer uma correção de pintura automotiva.
Essa é uma técnica muito utilizada para corrigir e remover arranhões da lataria através do polimento.
A pintura do carro pode perder seu brilho e sua uniformidade com o passar do tempo devido à ação de poeira e água, que desgastam a tintura.
Por isso, muitos proprietários entendem a importância de realizar manutenções periódicas.
Para aqueles que não optam por uma boa vitrificação da pintura logo que o automóvel sai da concessionária, cabe, então, realizar a correção de pintura com polimento.
A seguir, você confere alguns detalhes sobre o processo!
Como funciona a Correção de Pintura?
A correção de pintura automotiva utiliza o polimento para corrigir imperfeições e defeitos na superfície dos veículos. É uma atividade que demanda muita atenção e precisa ser feita em várias etapas.
O polimento tem como objetivo revitalizar a pintura do carro, nivelando a película de verniz que protege a camada de tinta automotiva. Isso fará com que manchas de oxidação, riscos e outras manchas sejam reparadas.
O verniz é uma camada transparente que, além de proteger a pintura, permite que a luz passe, trazendo brilho para a cor da tinta do carro.
Como o processo de Polimento é feito?
Realizar a correção da superfície automotiva com polimento não é uma tarefa fácil, pois é preciso que sejam cumpridas diversas etapas, com muita técnica e dedicação do profissional.
Aqui, vale ressaltar que você deve procurar uma oficina de confiança para realizar o serviço, pois este é um procedimento que, apesar de muito comum, é trabalhoso e demanda bastante habilidade.
Lavagem
Antes de realizar qualquer procedimento ou utilizar um produto, o veículo precisa passar por um lava rápido para retirar todo tipo de resquício de sujeira e poeira que possa existir.
Também não se deve secar o automóvel com panos, o ideal é deixar que seque naturalmente na sombra, pois os panos e flanelas podem deixar fiapos, que poderão riscar a lataria no processo de polimento.
Inspeção
O profissional precisará scanear o carro e toda a sua superfície, a fim de identificar os defeitos, riscos e arranhões que precisarão ser corrigidos.
Ele poderá descrever onde essas alterações se encontram na lataria, para garantir que, ao final do serviço, esses ítens não serão mais visíveis.
Corte
Essa é a primeira etapa efetiva do polimento, e também a mais agressiva. É nela que todos os defeitos e imperfeições serão, de fato, corrigidos.
Nesta fase, utiliza-se um composto específico associado com máquinas e boinas para o polimento. Aqui, os danos mais visíveis serão eliminados.
Refino
A etapa de refino é responsável por retirar os micro riscos da superfície.
Isso é feito através da aplicação de um produto específico e que é espalhado com uma politriz, realizando movimentos uniformes e cuidadosos.
Polimento
Finalmente, chegamos ao ponto principal!
O polimento do carro envolve ferramentas e produtos específicos para remover toda e qualquer imperfeição da superfície.
Os compostos polidores utilizados devem possuir a abrasividade adequada para cada tipo de pintura. Para isso, o técnico deverá seguir as instruções do fabricante para evitar danos à pintura.
É muito comum encontrar por aí, veículos que foram para o polimento na oficina e voltaram com uma cor diferente.
Então, não se engane, porque essa cor pode ter sido danificada por produtos usados incorretamente pelo profissional.
Nesse caso, o prejuízo do proprietário é grande! Se ele quiser que seu carro volte a ter a cor original, precisará mandar o automóvel para pintura.
Lustro
Feito o polimento, é necessário dar brilho ao carro. Por isso, a próxima etapa é o lustro. Esse é um processo estético delicado e, não à toa, é indicado o uso de boinas de material macio e espuma específica.
Nesta fase, aplica-se um líquido que será responsável por dar o brilho à pintura. Cada tipo de produto tem a sua indicação, sendo assim, também é preciso estar atento às especificações.
Proteção
Essa parte não é obrigatória e fica por conta do dono do automóvel fazer ou não. Basicamente, a proteção aplica uma camada que protege a pintura, evitando danos futuros.
A proteção também é eficiente contra raios solares e poeira.
Por fim, o polimento completo pode custar de 300 a 700 reais. Se você não está disposto a desembolsar esse valor com uma certa frequência para manter seu veículo bonito, existe uma outra opção: a vitrificação!
O que é a Vitrificação?
A vitrificação é uma técnica mais utilizada em carros novos e que tem como objetivo proteger a pintura de possíveis desgastes.
Neste procedimento, aplica-se um verniz que atua como uma película protetora, garantindo um nano-revestimento e uma camada de proteção mais rígida.
A vitrificação é eficiente contra raios solares e outras impurezas às quais o veículo fica exposto.
Essa proteção pode durar de 1 a 5 anos se for bem feita e tem um custo que costuma variar de R$ 800,00 a R$ 1.300,00.
Fazer o processo de vitrificação é muito parecido com o polimento, inicia-se com a lavagem do automóvel e o polimento técnico.
A próxima etapa é a aplicação do vitrificador e deve-se deixar secar.
Após a secagem total do produto, é feita uma segunda lavagem com água e detergente automotivo neutro para retirar qualquer tipo de impureza e resquício de material.
Por último, é feita a secagem com um pano úmido.
Quais são as vantagens da vitrificação?
Existem algumas vantagens da vitrificação em relação ao polimento que podem fazer você optar por um ao outro. Algumas delas são:
Prolonga a duração da pintura
A vitrificação garante uma camada protetora muito mais sólida e firme do que o polimento, portanto, a pintura é capaz de durar muito mais em boas condições.
Além disso, a vitrificação não altera a cor da tinta automotiva, como pode acontecer em alguns polimentos.
Intensifica a cor e o brilho
Os produtos utilizados na vitrificação permitem que a cor da lataria passe pela película com muito mais intensidade e brilho. Dessa forma, a sensação é de que o carro acabou de sair da concessionária!
Se você pensa em vender o seu automóvel, a vitrificação é uma boa opção, pois a intensificação da cor e do brilho da lataria tendem a cativar o comprador!
Proteção
O principal objetivo da vitrificação é, sem dúvidas, a proteção da superfície do carro.
Em relação ao polimento, a vitrificação tem como vantagem adicionar uma camada a mais de proteção, enquanto o polimento remove uma superfície.
Podemos dizer então, que a vitrificação é muito mais vantajosa em proteção quando comparada ao polimento, que tem um objetivo mais voltado para a correção das imperfeições.
Portanto, como já dizia o bom e velho ditado: “é melhor prevenir do que remediar.”
Sendo assim, conheça os serviços da Mecânica Garret e cuide do seu veículo da melhor maneira possível!