É comum que automóveis sofram com riscos e arranhões no dia a dia. Amassados também não são difíceis de perceber. Mas será que existe uma forma de proteger o carro contra riscos, arranhões e amassados?
Na verdade, existem várias maneiras de proteger a pintura do seu carro! Desde cuidados específicos até procedimentos de proteção da pintura, as opções são variadas.
Hoje, você verá como proteger o carro contra riscos, arranhões e amassados com as melhores práticas e procedimentos disponíveis no mercado.
Protegendo contra amassados e riscos superficiais
Para proteger o carro contra amassados é necessário tomar alguns cuidados e utilizar algumas ferramentas muito úteis. Vamos exemplificar abaixo.
Frisos laterais
Os frisos laterais são proteções colocadas nas portas do veículo que protegem contra amassados acidentais ao abrir as portas. Eles também acabam protegendo contra riscos e arranhões. Estão disponíveis, muitas vezes, com a cor original da pintura e também o logotipo do carro, para que a personalização seja mais consistente.
Câmera de ré
A câmera de ré também é uma boa opção que ajuda a evitar colisões traseiras ao dirigir na marcha ré. Ao contrário do que muitos pensam, o custo não é elevado, e a câmera pode ser instalada em qualquer veículo.
Alguns fabricantes oferecem um sistema que projeta uma régua sobre a imagem da câmera, dando maior noção da distância dos objetos com o carro. Além disso, a câmera também pode evitar acidentes com crianças, animais e pessoas de modo geral.
Sensor de proximidade
O sensor de proximidade, ou sensor de estacionamento, funciona como um complemento à câmera de ré. Quando você engata a marcha ré, ele emite um sinal sonoro para indicar a distância com o obstáculo atrás.
Dessa forma, ele ajuda a proteger o carro contra amassados e arranhões causados pela colisão. Os sensores podem ser instalados nos para-choques dianteiros e traseiros.
Como proteger o carro contra riscos e arranhões?
As medidas preventivas indicadas acima, já ajudam a proteger o carro contra pequenos riscos e arranhões, além dos amassados. Entretanto, muitos riscos e arranhões aparecem sem que você nem se dê conta.
Para proteger o carro contra riscos e arranhões de forma geral, os únicos meios são as proteções da pintura, oferecidos por oficinas especializadas.
Vamos explicar no que consiste cada um deles a seguir.
Vinil polimérico de alta aderência
O vinil polimérico de alta aderência é um vinil flexível estabilizado, que reveste toda a pintura com um adesivo permanente duradouro. Ele possui 99% de transparência, mantendo a cor original do carro.
Com isso, o vinil protege a pintura contra riscos e arranhões causados por pedriscos na estrada, galhos de árvores e ao abrir as portas. Ele também protege contra a ação do sol, chuva, maresia e resíduos de pássaros.
Por ser um adesivo protetor vinílico, ele dispensa a aplicação de ceras e líquidos polidores. Pode ser removido a qualquer momento sem danos para a pintura original. É uma das melhores formas de proteger o carro contra riscos e arranhões.
Envelopamento com fibra de carbono
O envelopamento com fibra de carbono é uma tecnologia de ponta para o envelopamento de carros. O procedimento é feito com um adesivo fabricado a base de fibra de carbono. Isso deixa o carro revestido com uma camada adesiva preta e fosca, altamente valorizada no mercado.
Como resultado, a pintura original fica protegida contra riscos, arranhões e também da ação do clima. Pedriscos de estrada, galhos de árvores, raios UV, chuva ácida, maresia, poeira e resíduos de animais não causam danos à pintura, protegendo o carro contra riscos e arranhões.
Além de tudo isso, o envelopamento com fibra de carbono também esconde pequenos riscos e arranhões já existentes e dispensa enceramento e polimento.
Cristalização de para-brisa
Com uma pintura ultra protegida, o para-brisa não poderia ficar de fora. Há também um procedimento que protege o para-brisa, chamado cristalização de para-brisa. A diferença é o tipo de proteção.
A cristalização de para-brisa protege a superfície contra manchas de oleosidade e sujeira, comumente encontradas ao longo dos dias. Além disso, ele possui ação repelente de água, que não deixa as gotículas se acumularem. Isso facilita muito a visibilidade em dias chuvosos.
Com longa durabilidade, você não precisará se preocupar com manchas no para-brisa por um longo tempo.
Faça os procedimentos em uma oficina especializada
Os procedimentos para proteger o carro contra riscos e arranhões indicados acima devem ser feitos por profissionais. Evite realizar este tipo de procedimento em locais duvidosos.
Envelopamento, vinil polimérico e cristalização de para-brisa são especialidades da Mecânica Garrett. Conheça melhor as formas de proteger o carro contra riscos e arranhões e faça seu orçamento com quem realmente pode proporcionar o melhor resultado!