Não há muito tempo que presenciamos o surgimento de uma nova alternativa para locomoção, os veículos elétricos caracterizaram a busca por fontes renováveis e limpas de energia. Mas, afinal, como funciona um carro elétrico?
Apesar de ser uma novidade e uma tendência para o futuro, os carros elétricos são um mistério para muitos e uma fonte de dúvidas.
Por isso, neste post, vamos entender os prós e contras desse tipo de veículo e apresentar se a alternativa realmente vale a pena atualmente.
Confira!
Qual é a proposta do Carro Elétrico?
Os motores elétricos surgiram com a promessa de substituir o motor a combustão e reduzir o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases poluentes.
Nesse caso, a energia elétrica é utilizada como combustível, alimentando uma bateria recarregável capaz de fazer o veículo funcionar.
Contudo, apesar da promessa renovável, o carro elétrico ainda é pouco acessível devido ao seu custo elevado, provocado pelo valor alto dos materiais e do processo de produção.
Qual a tecnologia por trás dos Carros Elétricos?
A tecnologia por trás dos carros elétricos é composta por quatro componentes fundamentais: bateria, inversor, motor de indução e sistema de recuperação de energia.
Eles são responsáveis por fazer o mecanismo do veículo recarregável funcionar a partir de uma corrente elétrica efetiva e eficiente.
Mas, como isso acontece?
Como esse modelo de carro funciona?
Basicamente, a bateria recarregável armazena a energia elétrica que irá mover o veículo, enquanto o inversor é responsável por converter a corrente elétrica contínua em corrente alternada e a leva até o motor de indução.
Com a chegada da corrente elétrica alternada, os mecanismos do motor são acionados, fazendo com que o veículo funcione.
Além desse mecanismo, os carros elétricos contam com uma tecnologia fundamental de recuperação de energia. Essa ferramenta capta a energia que seria gasta ao veículo frear, direcionando-a para alimentar o motor.
Em um carro à combustão, quando utilizamos o freio, parte da energia é convertida em calor e perdida. Já no veículo elétrico isso não acontece, devido ao reaproveitamento de energia.
Outro mecanismo interessante do carro elétrico reduz a quantidade de atrito no motor, tornando-o mais frio e o deixando livre de emissão de poluentes. Além disso, os ruídos produzidos pelo carro elétrico são, notoriamente, menores do que os veículos tradicionais.
Quais são os tipos de Carros Elétricos no mercado?
Os carros 100% elétricos não são os únicos a utilizar a eletricidade, pois existem outros modelos disponíveis no mercado que podem ser um pouco mais acessíveis e versáteis.
Confira:
Plug-in Electric
Esse tipo de carro é totalmente elétrico e movido pela energia armazenada em uma bateria. Ele deve ser recarregado sempre a cada uso, da mesma forma que abastecemos carros comuns.
Plug-in Híbrido
Os carros híbridos são um tipo de veículo diferente e cada vez mais comuns, podendo funcionar tanto com eletricidade quanto com combustível. Dessa forma, caso um esgote, você terá o reservatório de outro pronto para continuar andando.
Híbrido Elétrico
O híbrido elétrico é um pouco diferente do plug-in híbrido. Neste caso, apesar de funcionar também à base de eletricidade, ele não pode ser carregado.
A fonte de energia desse carro elétrico é o reaproveitamento da energia do sistema, que é captada durante o uso e direcionada para carregar a bateria.
Como é feito o carregamento desses veículos?
Os veículos elétricos podem ser recarregados por tomadas simples e residenciais de 127v e 220v, no entanto, a carga completa pode durar até 20 horas. Porém, graças aos wallbox, carregadores de parede, esse tempo de recarga pode ser reduzido para 4 horas.
Já nos eletropostos, destinados especificamente a meios de condução elétricos, a recarga pode ser facilmente realizada, levando um tempo curto de apenas 40 minutos.
Assim como em carros à combustão, o intervalo entre uma recarga e outra depende muito do funcionamento do veículo e sua quilometragem. De forma geral, uma carga completa pode durar entre 200 km e 350 km.
Quais as vantagens promovidas pelo Carro Elétrico?
Dentre algumas das principais vantagens do veículo movido à eletricidade podemos citar:
- Não emite poluentes;
- Menos ruídos;
- Melhor aproveitamento de energia;
- Facilidade de condução;
- Sustentabilidade.
Quais as desvantagens do Carro Elétrico?
Por outro lado, o carro elétrico também tem alguns pontos negativos que precisam ser considerado.Dentre as desvantagens mais preocupantes é preciso ressaltar:
- Exploração de matéria-prima para fabricação das baterias;
- Dificuldade para reciclagem das baterias;
- Valor de mercado pouco acessível;
Apesar de ser uma boa ideia, o veículo movido a energia ainda pode apresentar grandes desafios que devem ser superados para garantir que possa cumprir o que promete para o futuro do transporte.
Por que conservar os veículos atuais?
Enquanto os problemas dos carros elétricos não são resolvidos, podemos cuidar do meio ambiente de outra forma, conservando os automóveis que já existem e são usados.
Cuidar dos carros existentes irá aumentar a sua vida útil, dessa forma, ocorrerá menor descarte de materiais utilizados na fabricação de novos automóveis e que são de difícil decomposição e reciclagem.
É preciso entender que os componentes da bateria de um carro são nocivos e poluentes e, por isso, devemos cuidar para que não sejam descartados em uma velocidade maior do que deveriam.
Além disso, ainda existem fontes de geração de energia elétrica que exploram o meio ambiente de forma não sustentável. Por isso, apesar de não emitir poluentes, os veículos elétricos podem estar contribuindo para outros danos à natureza.
De tal modo, a melhor ideia continua sendo investir na preservação do seu veículo. Assim, não será preciso substituí-lo em um curto espaço de tempo e contribuindo para uma vida útil mais longa, você retarda o descarte.
Ou seja, você é capaz de cuidar do meio ambiente mesmo sem um carro elétrico!
Para manter seu veículo em boas condições e garantir seu funcionamento por mais tempo, conheça os serviços da Mecânica Garrett!