Fazer a higienização interna do carro corretamente não é tão simples quanto as pessoas pensam. É muito importante levar em consideração a ordem da limpeza, os produtos utilizados e os materiais de revestimento do carro, para limpá-lo corretamente.
A higienização automotiva é feita, não somente pela estética do veículo, mas também pensando na saúde dos motoristas e passageiros que vão estar no carro.
Isso porque, segundo estudo realizado pela PUC Campinas, os carros possuem centenas de fungos e bactérias prejudiciais à saúde, que podem causar doenças respiratórias e até alergias de pele.
Por isso que, ao realizar a higienização interna do seu carro, o ideal é seguir essas dicas, garantindo maior eficiência e durabilidade da limpeza.
6 Dicas para fazer a higienização interna do carro corretamente
-
Qual a ordem da limpeza?
A higienização do carro deve ser realizada de cima para baixo, e dentro pra fora. Ao lavar o carro em casa, é importante atentar-se a isso, pois, caso a limpeza seja feita de outra forma, é possível que impurezas transitem pelo veículo.
Por exemplo, ao escolher limpar o teto por último, as sujeiras podem cair nos bancos que já estão limpos; Se a parte de fora for higienizada primeiro, ao limpar a parte de dentro você vai precisar apoiar na lataria, sujando o que já estava pronto.
-
Quais são os produtos essenciais?
Uma boa higienização pode ser realizada, basicamente, com três produtos: APC, pano de microfibra e pincel.
APC significa “All Purpose Cleaner” em inglês, e é um limpador multiuso para carros. Ele pode ser utilizado na limpeza de bancos, carpete, teto, plásticos, vinis, pedais, vidros e diversas superfícies.
Ao utilizar o APC fique atento às instruções da embalagem. A depender da sujeira, o produto pode precisar ser diluído em água, em proporções de até 1/100 (uma parte do produto e 100 de água).
O pincel é outro bom aliado na limpeza do interior do automóvel, pois existem algumas partes do veículo que o pano de microfibra não alcança para limpar, como o difusor do ar condicionado, botões do painel, lateral do câmbio, e qualquer cantinho menor do veículo.
Caso o carro possua um acabamento mais fino, o ideal é utilizar pincel de maquiagem, pois suas cerdas são mais macias e não danificam o material.
Por fim, o pano de microfibra é um grande aliado na limpeza automotiva, em decorrência da sua maciez, pois ele é capaz de espalhar regularmente os produtos químicos, sem causar riscos à peça.
-
Como limpar bancos de couro?
Os bancos de couro estão cada vez mais presentes nos automóveis, sejam eles de luxo, ou não. O couro é um material de maior resistência, quando comparado com tecidos, e sua manutenção não é difícil, porém, deve ser realizada corretamente, para que o material não apresente danos.
Para fazer a limpeza nos bancos de couro, não é indicado usar produtos à base de álcool, querosene ou removedor, pois desgastam o material e provocam rachaduras.
A higienização pode ser feita com água e sabão neutro, porém, o mais indicado são soluções específicas para couro, que já promovem a limpeza e hidratação do material.
Mesmo que a limpeza seja feita com outros produtos, o couro precisa de hidratação frequente, em prazos que variam de dois a seis meses, a depender do uso do veículo e do clima de sua região.
Portanto, para aumentar a vida útil do banco de couro do seu carro, é indicado limpá-lo com as soluções corretas, e realizar a hidratação frequentemente.
-
Como limpar corretamente os vidros?
O APC, pode realizar também a limpeza do vidro, porém, o resultado ficará melhor com a utilização de um limpa vidros automotivo.
Para fazer a limpeza do vidro, sem deixar rastros, ou uma aparência de superfície engordurada, preste atenção nesse passo a passo:
Aplique o produto escolhido no vidro, e utilize um pano de microfibra para espalhar. Após essa etapa, finalize com um pano seco para dar acabamento, removendo todas as marcas.
Ao limpar o vidro, faça movimentos de uma forma na parte externa, e de forma diferente da interna, garantindo que, caso fique alguma sujeira, você consiga identificar se é na parte de dentro ou de fora.
Por exemplo, na parte interna você faz a limpeza na horizontal, e na externa na vertical, se o rastro que persistir for na horizontal, é fácil saber que se trata de falha da limpeza na parte interna, e repetí-la.
-
Como utilizar o aspirador doméstico na limpeza de veículos?
O aspirador doméstico pode não ter a potência desejada para realizar a limpeza do interior do veículo, por isso essa dica vai te ajudar nessa tarefa.
Se o aspirador não possuir a potência desejada, facilite seu trabalho, desgrudando a sujeira da superfície, com o uso de uma escova macia.
Ao passar a escova antes do aspirador, seja no carpete, banco ou teto, a sujeira que estava grudada na superfície vai desgrudar, e facilitar a sucção do aparelho.
Mas, cuidado para não escolher uma escova muito dura, o ideal é fazer uso de uma que tenha cerdas firmes porém macias, para não danificar as estruturas de tecido.
-
Os detalhes importam
Atente-se aos detalhes para garantir a estética de limpeza do seu veículo. Atitudes como o uso de aromatizadores, o polimento do farol, e o uso de técnicas protetoras da pintura, como a vitrificação e a cristalização, garantem que seu veículo pareça limpo por muito mais tempo.
Limpeza periódica
Mesmo que você realize a limpeza do veículo na sua casa, é importante fazer a higienização automotiva com um profissional de forma periódica, pois, com o passar do tempo, somente uma limpeza profunda, com maquinário correto, vai ser capaz de retirar todas as impurezas do veículo.
Além disso, não adianta permanecer com o veículo limpo internamente, se a lataria não estiver em harmonia com a parte interna.
Por isso que, para manter um aspecto de novo ao seu veículo, o ideal é investir em técnicas de proteção de pintura, como a vitrificação. Conheça 8 motivos para fazer a vitrificação automotiva, e proteja a lataria do seu veículo.
Pingback: Como Limpar o Banco do Carro de maneira adequada?