A compra ou a troca do veículo é o sonho de muitos brasileiros. E se o sistema de câmbio for automatizado então… aí é que os olhos brilham! Porém, há quem diga que o carro automático gasta mais combustível e gera mais manutenção.
Mas será?
É isso o que vamos descobrir no post de hoje!
Afinal, separamos 5 afirmações que costumam ser relacionadas ao automóvel com câmbio automático para descobrir se são verdadeiras ou se não passam de grandes mitos.
Confira na sequência!
Qual a diferença entre câmbio manual e câmbio automático?
Antes de descobrir se o carro automático gasta mais, precisamos entender as principais diferenças entre ele e o modelo manual.
Vamos lá?
Câmbio Manual
Chamado de hidramático durante muito tempo, o tipo de câmbio manual é conhecido por estar presente na maioria dos veículos populares (apesar de poder virar uma raridade em breve).
Até porque, ele leva a fama de apresentar um menor custo quanto à manutenção e ao consumo de combustível. Além disso, muito se fala que o sistema permite que se tenha maior controle sobre o automóvel.
Porém, é necessário tomar muito cuidado com tais afirmações, pois muita coisa depende do motorista. Alguns podem, por exemplo, consumir mais energia ao errar a passada de marcha ou até estragar o câmbio por descuido.
Câmbio Automático
No câmbio automático, dentro do conversor de torque, o óleo gera a energia para as engrenagens da caixa de transmissão, fazendo o veículo funcionar. O modelo, obviamente, exige menos esforço do condutor.
Logo, o sistema automático pode, de fato, oferecer maior conforto ao dirigir. Em adição, nesse tipo de câmbio as trocas de marcha são praticamente imperceptíveis e fáceis de serem realizadas.
De tal modo, o carro com câmbio automático é conduzido de forma mais simples, uma vez que a rotação do motor não ocorre a partir de uma ação manual.
Mito ou Verdade: 5 frases associadas ao carro automático
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os dois modelos de câmbio, é hora de descobrir se realmente o carro automático gasta mais do que o manual.
Porém, além dessa afirmação, listamos outras quatro que podem te interessar:
1. “Carro automático consome mais combustível”
Verdade ou mito?
Mito!
Antigamente, os carros automáticosgastavam mais combustível devido ao sistema de câmbio que realizava a troca da marcha com o motor em alta rotação.
Entretanto, a tecnologia atual permite que as marchas sejam trocadas em baixa rotatividade, economizando combustível.
2. “O desgaste dos freios é maior no carro automático”
Verdade ou mito?
Mito!
Independentemente se o veículo é automático ou manual, quando o sistema de câmbio está acionado ele precisa ter os freios pressionados para se manter no lugar.
Em outras palavras, isso não gera mais ou menos desgaste, pois é uma medida comum a todos os automóveis.
3. “Ao tirar o pé do freio, o carro anda sozinho”
Verdade ou mito?
Verdade!
Mesmo sem acelerar, o carro automático quando está na posição D (de “drive”, que significa “dirigir”) começa a andar. Essa é, inclusive, uma das grandes diferenças quando comparado ao manual.
4. “No semáforo, o correto é usar o ponto neutro”
Verdade ou mito?
Mito!
Carros com câmbio automático só precisam que o condutor acelere e freie, não sendo preciso tirar as mãos do volante.
5. “Carro automático não precisa do freio de estacionamento”
Verdade ou mito?
Mito!
Embora a posição P (de “park”, que significa “estacionar”) do câmbio acione uma trava mecânica, impedindo as rodas de girarem, ela não substitui o freio de estacionamento.
Assim sendo, não utilizar o freio pode provocar desgastes no sistema e, até mesmo, causar acidentes!
Bom, depois de descobrir o que é verdade e o que não é sobre os veículos automáticos, você já sabe como cuidar bem desse modelo e evitar reparos constantes na parte interna.
Contudo, não se esqueça de ficar de olho também na parte externa do automóvel e adotar as medidas corretas para preservar a pintura.
Quer saber como? Então leia mais:
Entenda o que é cristalização de pintura e seus benefícios
Vitrificação de Pintura em Curitiba
Cristalização de Veículos em Curitiba