Regularmente, os carros precisam de manutenção para garantirem sua funcionalidade e estética. E, uma das formas de preservar a lataria é utilizar o removedor de ferrugem para se livrar de pequenas manchas, que podem, até mesmo, acarretar em danos maiores ao automóvel.
Mas, como esse produto deve ser aplicado e qual o processo correto?
Descubra a seguir!
O que é um Removedor de Ferrugem?
O removedor de ferrugem é um produto químico capaz de retirar os resíduos de oxidação e corrosão de superfícies metálicas. Ele tem princípios decapantes e fosfatizantes que reduzem visivelmente os danos causados pela ferrugem.
Além disso, a substância também cria uma camada protetora à base de fosfato na superfície onde foi aplicada, reduzindo as chances de um novo processo degradativo.
Outra funcionalidade do removedor é facilitar a adesão de tintas e blindagens através da sua função desengraxante, que elimina óleos e graxas.
Quais materiais são necessários para aplicar o Removedor?
Antes de começar o processo de remover a ferrugem do seu automóvel, atente-se aos materiais que devem ser usado pelo profissional:
- Removedor de ferrugem de boa qualidade;
- Fita adesiva;
- Lixa de polimento;
- Pano de microfibra;
- Verniz protetor;
- Tinta;
- Espátula.
Agora, com todos os materiais separados e em mãos, vamos descobri como deve ser feita a aplicação do produto, a fim de garantir a conservação da lataria.
Passo a Passo: como aplicar o Removedor de Ferrugem?
Identifique os locais que possuem manchas de ferrugem e planeje a sua aplicação, que deve ocorrer da seguinte forma:
1. Isole e Lixe a Área
Comece isolando e protegendo a área de reparação adequadamente. Você pode utilizar fita de papel ou folhas kraft, como preferir.
Em seguida, lixe o local até que o metal fique exposto, tirando toda a tinta e resquícios de ferrugem. Feito isso, limpe o local com um pano.
2. Aplique o Produto
Agora, utilizando o produto em spray, aplique camadas generosas em toda a área limpa. É indicado que sejam feitas de duas a três demãos, seguindo o intervalo recomendado na embalagem.
Além disso, a aplicação pode ser feita com o auxílio de uma espátula, para deixar tudo uniforme. Depois de seco, lixe novamente até obter uma superfície lisa e bem nivelada.
3. Faça a Pintura e o Polimento
A última etapa é a pintura da área trabalhada e o polimento para finalizar e dar brilho à restauração.
Para a pintura, a tinta spray deve ser aplicada a uma distância de 30 centímetros da zona de reparação, sempre de baixo para cima e da esquerda para a direita. Respeite o tempo de secagem estipulado para cada produto e aplique até três camadas, conforme necessário.
Já com a tinta completamente seca, o polimento é feito com uma camada de pasta abrasiva e outra de cera. A última etapa é a aplicação do verniz, que dá brilho e protege a aparência do automóvel.
O procedimento pode ser realizado em casa?
Ressaltamos que não é recomendado fazer reparos automotivos em casa, devido à falta de técnica, risco de acidentes e a possibilidade de danos ao veículo.
É melhor deixar trabalhos complexos para profissionais qualificados, que entendem os procedimentos, possuem as técnicas adequadas e têm sempre materiais de qualidade em mãos.
Portanto, se você deseja remover a ferrugem do seu veículo e conservá-lo por mais tempo, conte com os serviços da Mecânica Garrett!