A aplicação e os cuidados referentes ao verniz automotivo são fundamentais para manter a pintura do veículo sempre nova, não é mesmo?
Produtos automotivos de qualidade, baixa exposição solar e procedimentos específicos são algumas dicas para conservar a pintura do carro.
E quando o assunto é o verniz, algumas coisas mudam, principalmente quanto aos cuidados. Afinal, um carro cheio de manchas e danos estéticos perde o valor na hora da revenda, causando prejuízos financeiros para o proprietário.
Contudo, uma das maiores dificuldades de quem tem carro é entender como conservar o verniz por mais tempo.
Por isso, conheça a seguir, 7 dicas para manter o verniz automotivo com aspecto de novo por vários anos!
1- Mantenha o carro limpo
A lavagem automotiva deve acontecer a cada 15 dias em veículos que não estão expostos diariamente a contaminantes.
Caso este seja o seu caso, o ideal é lavar o veículo uma vez por semana, impedindo que a sujeira reincidente provoque danos à lataria.
2- Faça a descontaminação da pintura
A lavagem retira somente as sujeiras superficiais e visíveis, mas aquelas invisíveis são mais difíceis de serem removidas.
Então, a descontaminação elimina toda a fuligem, piche, pó e qualquer outro material corrosivo.
Durante a descontaminação, uma massa abrasiva é passada em toda a área afetada. Este processo permite que a superfície do veículo volte a ter brilho e fique livre de qualquer tipo de impureza.
3- Invista na vitrificação do veículo
Após a lavagem e descontaminação, a vitrificação aparece como uma das melhores formas de manter o verniz do carro sempre novo.
Este processo baseia-se no uso de um produto que tem na composição uma substância parecida com o vidro, o vitrificador.
Além disso, a vitrificação aumenta a durabilidade e adesão do verniz, evitando que novas substâncias corrosivas penetrem na lataria.
Em geral, uma vitrificação bem feita pode durar até 5 anos, reduzindo a necessidade de novas aplicações no futuro.
4- Se a intenção é poupar, prefira a cristalização
A vitrificação é uma técnica mais duradoura, portanto, é mais cara!
Mas, não é por isso que os cuidados automotivos devem ser ignorados. Existem alternativas mais econômicas, como a cristalização, que é mais acessível e promove benefícios significativos.
O procedimento traz o brilho do carro de volta e elimina os arranhões e manchas superficiais.
Porém, a cristalização tem um tempo menor de duração, que em média é de 5 a 6 meses.
5- Tenha cuidado com o polimento
O polimento automotivo é a melhor opção quando o verniz começa a escorrer ou diante de grandes imperfeições estéticas.
Se você precisa retocar a pintura, o processo é uma etapa obrigatória, principalmente quando a vitrificação ou a cristalização vão ser realizadas em seguida.
Algumas pessoas fazem o polimento do veículo em casa, o chamado polimento caseiro. No entanto, o polimento realizado dessa maneira não é uma prática recomendada.
Os resultados têm uma qualidade inferior e nunca ficam próximos do polimento realizado por um profissional. Então, jamais aplique polimentos por conta própria, uma vez que cada veículo necessita de um tipo específico de cera.
6- Evite manter o veículo sob o sol forte
Com o recorde de temperatura apresentado nos últimos meses, estacionar o carro direto no sol pode comprometer a pintura mais facilmente.
Sendo assim, especialistas orientam que os veículos fiquem na sombra a maior parte do tempo.
Caso não seja possível, invista em capas protetoras para automóveis, que visam neutralizar a ação dos raios UVA e UVB, além de impedirem que fezes de pássaros e frutos ou folhas de árvores caiam diretamente na lataria.
7- Escolha uma mecânica experiente e confiável
De maneira geral, o verniz reduz os custos com funilaria e pintura como um todo. Outra grande vantagem do seu uso é a correção imediata da falta de brilho e polimento.
Então, para encerrar, uma das considerações mais importantes para prolongar o aspecto de novo no verniz do veículo é escolher uma mecânica séria e confiável.
Profissionais capacitados evitam o desperdício de dinheiro e são indispensáveis na execução de um bom trabalho.
Portanto, invista em uma empresa com mais de 30 anos de experiência no mercado automotivo. Conheça os serviços de manutenção e reparação da Mecânica Garret!
Créditos da imagem: Freepik