Possivelmente você já teve uma série de dúvidas sobre a gasolina aditivada: é melhor que a comum? O carro consome mais? Limpa os bicos injetores? Entre outras, mas será que elas realmente são verdades ou mitos?
De modo geral, todas as substâncias queimadas para produzir energia na forma de calor são chamadas de combustíveis. A gasolina é um combustível carburante, atualmente o mais usado nos motores endotérmicos.
A gasolina aditivada, assim como o nome sugere, apresenta outras substâncias além da comum para promover outras reações além de fazer o motor funcionar. Quer saber quais são? Continue lendo o post e entenda tudo sobre o tema. Acompanhe!
O que é gasolina aditivada
Para compreender melhor o que é gasolina aditivada, é fundamental entender o que é a gasolina. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a gasolina é um líquido combustível criado a partir do processo de destilação do petróleo.
A gasolina comum é resultado do fracionamento do petróleo, ou seja, é obtida a partir da separação do petróleo. A qualidade da gasolina que sai das refinarias vai depender do tipo do petróleo, sua qualidade e as técnicas de refino.
Quanto mais o refino preserva as características alcalinas, melhor a qualidade da gasolina, em outras palavras, melhor sua octanagem, termo associado a capacidade de um combustível de se manter na câmara de compressão do motor.
As gasolinas comuns ainda recebem a adição do álcool anidro (etanol), geralmente 25%, no intuito de melhorar o índice de octanagem e reduzir seus custos ao consumidor.
Já a gasolina aditivada, além do etanol, recebe outros aditivos para melhorar a octanagem da gasolina e o desempenho do veículo. As substâncias adicionadas são:
Inibidor de corrosão
O álcool presente na gasolina é um agente corrosivo com potencial dano à bomba de combustíveis e a vedação do tanque. Os inibidores de corrosão presentes na gasolina aditivada tem o objetivo de reduzir ou eliminar o processo de corrosão.
Também protege os metais ferrosos presentes no tanque e fornece o tamponamento de pH para manter o meio o mais neutro possível.
Detergentes e dispersantes
Não é o detergente comum usado na cozinha, mas sim um concentrado com formulação balanceada com tensoativos para a limpeza específica. Além disso, o detergente doméstico possui cargas elétricas negativas, enquanto o dispersante tem cargas positivas, o que facilita sua dissolução na gasolina sem comprometer o desempenho do motor.
Ocorre que os combustíveis comuns geram uma espécie de goma quando circula no motor. Com o tempo essa goma pode acumular em partes como carburador, pistão e válvulas, comprometendo a mistura da gasolina com o ar para a queima que faz o motor funcionar.
Os detergentes e dispersantes removem a graxa, óleos, depósitos de carvão, óleos e demais impurezas no motor e sistema de injeção, de modo a melhorar a queima no motor.
Agente veículo (solvente sintético)
A alta temperatura da queima do combustível gera pequenos resíduos que se acumulam em algumas partes do motor. O agente veículo é uma mistura de hidrocarbonetos para eliminar quaisquer resíduos na câmara de combustão e bico injetores.
Desemulsificante
O desemulsificante é um aditivo que causa a quebra de emulsões. No caso da gasolina, ele promove a separação da água dentro do sistema de distribuição e armazenagem do combustível, a fim de reduzir a corrosão resultante do processo.
A eficiência do desemulsificante se dá por meio da velocidade de separação dos compostos emulsionados.
Diferença entre gasolina comum e aditivada
Basicamente, a diferença entre a gasolina comum e a aditivada é que na segunda há a presença de um ou mais aditivos acima descritos. Os dois tipos apresentam baixo teor de enxofre, adição de álcool anidro na composição e octanagem mínima de 87 unidades (regras da ANP).
Ressaltando que a octanagem refere-se ao índice de resistência à queima do combustível. Isso significa que quanto maior for a octanagem, mais resistente ela é, consequentemente melhor o desempenho do motor.
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Os benefícios da gasolina aditivada
O principal deles é uma maior economia com manutenção, já que a limpeza promovida contribui para a saúde de vários componentes do veículo, assim é possível reduzir as idas ao mecânico.
Os aditivos funcionam como uma lubrificação dos componentes, impedindo o acúmulo de resíduos. No final há o aumento da vida útil do veículo.
Outro ponto é a melhora na direção, em virtude do menor atrito no motor. O que proporciona a sensação de uma direção mais leve e fluida.
O que é mito e o que é verdade sobre a gasolina aditivada
Gasolina aditivada “limpa os bicos do motor”?
Sim, as gasolinas aditivadas vendidas no país limpam bicos injetores, motor, pistões, entre outros componentes do veículo.
Gasolina aditivada rende mais do que a comum?
Ao contrário do que muita gente pensa, a gasolina aditivada não tem um rendimento maior que a comum. A verdade é que os dois apresentam a mesma autonomia, no entanto como a gasolina aditivada faz a limpeza no sistema de alimentação, o motor apresenta seu desempenho original, por isso alguns condutores acreditam que a gasolina aditivada tenha um maior rendimento.
Pode misturar gasolina aditivada com comum?
Sim, essa mistura é permitida, assim como o etanol. O que ocorre é a possibilidade de dissolução dos aditivos no outro combustível, reduzindo sua eficácia.
Gasolina aditivada é mais cara?
Em muitos postos de combustível a gasolina aditivada é mais cara justamente pela adição dos compostos que melhoram o desempenho do motor. Embora o preço seja maior, o condutor pode gastar menos dinheiro abastecendo se o motor estiver em seu ápice e para isto precisa estar limpo e livre de atritos causados pelo acúmulo do carbono.
Afinal, qual escolher: gasolina aditivada ou comum
Em geral, quando você opta pela gasolina aditivada está preservando o desempenho do seu motor, sobretudo no médio e longo prazo. A escolha vai depender de alguns fatores como preço e tipo de aditivo presente na gasolina.
Se preferir, pode abastecer com a gasolina comum caso a diferença de preço seja muito grande e adicionar aditivos de confiança no carro. Para isso é importante verificar as especificações e recomendações do veículo.
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