Só quem tem aquele cuidado especial com o automóvel sabe o quanto é angustiante quando surge um arranhão na lataria. Algumas cores de pintura ainda evidenciam o problema. Por isso, é bom saber como tirar risco de carro preto.
As causas dos riscos na pintura do veículo são inúmeras, mas em todos os casos a preocupação ultrapassa a questão estética. Afinal, o cérebro já começa a fazer contas e imaginar o quanto será necessário desembolsar.
Entretanto, sempre tem uma solução e hoje, neste post, veremos algumas delas. Além disso, vamos te mostrar como seu carro pode ficar “blindado” a alguns problemas do dia a dia.
Confira!
O que fazer antes de tentar remover um risco da lataria?
Para começar, você precisa saber que a pintura do carro é composta por três camadas muito finas que, juntas, equivalem a dois fios de cabelo. São elas: primer, tinta e verniz.
Fazendo uma análise da película mais externa para a mais interna, primeiro temos o verniz, que é a camada mais exposta. Em seguida, vem a tinta e, por fim, o primer, que é a base.
Sabendo disso, antes de pensar em como tirar risco de carro preto ou qualquer outra cor, é preciso realizar uma limpeza no local do defeito.
Então, borrife um pouco de água — apenas água, hein! Nada de pasta de dente ou produtos “mágicos” — sobre o arranhão e esfregue levemente com um pano de microfibra. Na sequência, avalie a profundidade do dano.
Pequenos riscos feitos por unhas de animais domésticos, materiais metalizados de roupas, chaves ou anéis podem sair rapidamente usando cera automotiva para fazer um polimento.
Mas e se o risco for mais profundo, como removê-lo?
A dúvida que fica é: como remover riscos que são, aparentemente, mais graves?
Em carros pretos, por exemplo, onde qualquer risquinho parece fazer muito estrago, se tornando mais evidente, o que deve ser feito se o polimento simples não funcionar?
Não se desespere! Porque existem outras estratégias eficientes para tirar arranhões de carros.
Veja algumas delas:
Politriz
O uso da politriz é muito comum para lidar com riscos de veículos de todas as cores.
Entretanto, é imprescindível que o equipamento seja manuseado por um profissional experiente, pois se ficar parado sobre a tinta, pode danificar a lataria de maneira ainda mais grave.
Lixa 200
Outra alternativa um pouco mais “radical” é a lixa 200. Bem como a politriz, o item só pode ser usado por um profissional, pois pode remover a tinta ou a camada de verniz da lataria, estragando a pintura e causando um estrago ainda maior!
Renovar a pintura
Por fim, quando o risco é realmente profundo e atinge o primer, será possível enxergar o arranhão de outra cor, geralmente branco.
Neste caso, não tem jeito, é necessário refazer a pintura!
Com um pouco de sorte, será possível pintar apenas a peça afetada. Porém, em situações extremas, o carro inteiro precisará ter a pintura renovada.
Veja 3 dicas para proteger a pintura do seu carro
Depois de descobrir como tirar risco de carro preto, não pense que agora é só andar por aí torcendo para que seu veículo nunca seja “premiado” com riscos profundos.
Isso porque, existem maneiras de prevenir!
Em outras palavras, você pode estar à frente do incidente e se proteger contra danos mais graves, preservando a integridade do veículo por muito mais tempo.
Quer saber como? Então acompanhe as 3 dicas a seguir:
1. Mantenha a higienização em dia
Primeiramente, é fundamental lavar o carro a cada duas semanas para evitar o acúmulo de partículas sobre a lataria.
Além disso, sempre use materiais de boa qualidade, como esponjas não abrasivas, pano de microfibra que limpa e seca e produtos específicos para limpeza automotiva.
2. Nada de muito contato
Outro cuidado importante é evitar contatos desnecessários com a lataria do carro. Por exemplo, sabe aquele pessoal que senta sobre o capô do veículo ou coloca um objeto sobre ele antes de abrir a porta?
Pois é, evite tudo isso!
Também procure não encostar na lataria quando estiver usando roupas com detalhes metálicos.
3. Técnicas de proteção da pintura
Para terminar, a quinta e última dica é uma das mais eficazes: invista em técnicas de proteção da pintura automotiva, como a cristalização e a vitrificação.
Cristalização
A cristalização consiste na aplicação de uma resina protetora de alta qualidade sobre a pintura do carro. O procedimento torna a estética do veículo renovada e protege o verniz contra arranhões e riscos.
Leia também:
Entenda o que é cristalização de pintura e seus benefícios
Vitrificação de Pintura em Curitiba
Vitrificação
A vitrificação, por sua vez, também atua como um protetor da pintura, aumentando o brilho e mantendo a aparência de carro novo.
Porém, além de preservar a estética, o polimento vitrificado é formado por nanopartículas de vidro, através de uma resina “polissilazano”, criando uma película protetora que possui excelente durabilidade.
Entretanto, para que todos esses benefícios possam realmente ser obtidos, é primordial que as técnicas de proteção da pintura sejam executadas por profissionais qualificados, pois elas exigem conhecimento e experiência.
Por isso, procure uma empresa especializada no assunto, confiável e que trate seu veículo com todo cuidado que ele merece!