Entenda a polêmica sobre esquentar o motor antes de sair da garagem e descubra se é um mito ou uma verdade.
Tempos atrás, os motoristas tinham o costume de sempre esquentar o motor do carro antes de sair da garagem.
Lá eles ficavam, acelerando o carro parado durante alguns minutos até achar que estivesse suficientemente quente.
Até os dias de hoje, algumas pessoas ainda têm medo de sair com o motor “frio”, e gastam tempo na garagem tentando deixá-lo mais aquecido.
Mesmo quem dirige com frequência tem dúvidas sobre o assunto, e acaba ficando na garagem esperando o motor esquentar.
Mas será que essa história de esquentar o motor realmente tem fundamento? Ou será que não passa de um mito?
No post de hoje, vamos responder a essa pergunta e esclarecer algumas dúvidas.
Primeiro, vamos entender como funciona o motor do carro
O motor de qualquer veículo é feito somente com componentes metálicos.
O metal, quando exposto ao calor, reage com a dilatação. Ou seja, seus componentes expandem de tamanho, ficando ligeiramente maiores.
Após a partida, todas as peças começam a aquecer juntas, causando o efeito da dilatação.
Para que o motor funcione da forma correta e adequada, o ideal é que ele esteja a uma temperatura de 90°.
Se ele estiver a uma temperatura menor do que isso, algumas funções podem ficar mais fracas, ou o motor pode não responder adequadamente.
Entretanto, a verdade é que, em dias normais, o motor leva apenas segundos para chegar a essa temperatura.
Enquanto você acelera na 1ª marcha, o aquecimento já se potencializa e, muitas vezes, quando você passa para a 2ª, ele já aqueceu completamente.
Especialmente em carros mais modernos, que têm um sistema que favorece esse processo.
Então, a afirmação de que é preciso esquentar o motor antes de sair não passa de um mito.
A única exceção é quando a temperatura ambiente está muito fria, seja em dias frios isolados ou durante um inverno rigoroso.
Entretanto, nem mesmo nesses casos é preciso esperar o motor esquentar.
O que você deve fazer é ir com calma, acelerando pouco a pouco, até que o motor comece a responder melhor.
Inclusive, alguns modelos de veículos possuem uma luz indicadora de motor frio.
Quando essa luz se apaga, você já pode acelerar como de costume.
Mesmo assim, podemos dizer que é um mito a informação de esquentar o motor antes de sair.
Porém, existe uma exceção à regra
Só era preciso esquentar o motor antes de sair em caso de carros com carburador.
Isso porque, se o carburador estivesse frio, ele não conseguiria desempenhar sua função, que é de alimentar o motor com combustível.
Entretanto, atualmente, todos os modelos já saem de fábrica com injeção eletrônica, que injeta o combustível diretamente no motor.
Então, a exceção é: se você tem um carro sem injeção eletrônica, ainda será preciso esquentar o motor antes de sair.
Caso contrário, você pode sair da garagem assim que ligar o motor, mesmo em dias frios.
Apenas lembre-se de que, em dias frios, você deve ir com calma nos primeiros minutos, e quando o motor começar a responder melhor, você pode rodar como de costume.
Informe-se com o fabricante do seu veículo sobre a luz indicadora de motor frio, caso você esteja com receio.
O que podemos afirmar é que raramente você enfrentará algum problema mecânico devido à temperatura do motor.
Normalmente, os problemas mecânicos ocorrem por um conjunto de fatores, e a temperatura do motor raramente é o principal causador de defeitos.
Se você estiver com problemas mecânicos e achar que isso se deve ao fato do motor frio, procure um profissional para fazer uma avaliação.
Muito objetiva a reportagem, parabéns!