A pintura do carro é uma das partes mais sensíveis a danos de naturezas diversas. A simples ação da chuva, por exemplo, pode causar manchas. Uma leve encostada na parede deixa um risco evidente e o mesmo acontece no caso de um toque no carro da frente.
Todo motorista fica angustiado quando descobre um risco na lataria de seu carro, tentando entender como aquilo aconteceu. Mas, o mais importante, é resolver a situação.
Hoje, vamos te mostrar como remover riscos e arranhões do carro sem danificar ainda mais.
Entendendo os motivos de riscos e arranhões
É importante que você saiba o que gerou danos antes de remover riscos e arranhões do carro. Dependendo da origem do dano, os procedimentos podem variar um pouco. Veja abaixo os principais causadores de danos.
Chuva ácida
A chuva ácida é aquela que se forma em conjunto com impurezas presentes no ar, como o óxido de nitrogênio e o óxido de enxofre. Com essa mistura, o pH da água fica ácido e pode causar danos a diversas superfícies, incluindo a lataria e os vidros do seu carro.
Após a chuva passar, as gotículas começam a secar na lataria e aparecem manchas. Essas manchinhas acabam deixando o carro com aspecto de sujo ou deteriorado.
Leves toques
A lataria do seu carro é composta por 3 camadas diferentes, sendo elas:
- O primer, que é a base de tudo;
- A tinta;
- O verniz.
Quando seu carro encosta levemente em outras superfícies, como uma parede, outro carro, um poste ou uma árvore, podem surgir riscos. Os mais leves de todos ficam no verniz, de forma superficial.
Objetos diversos
Chaves, detalhes metálicos em roupas, zíperes, bolsas, copos, entre outros objetos diversos, todos podem ocasionar riscos e arranhões no carro. O ideal é nunca se apoiar nem colocar objeto algum sobre a lataria.
Batidas
Batidas e acidentes podem riscar, amassar ou deformar completamente a lataria do veículo, dependendo de sua gravidade. Nas batidas mais leves, podem ocorrer danos que removam parte do verniz e prejudiquem a tinta.
Já nas batidas mais fortes, o dano pode chegar até o primer. O mesmo pode acontecer com objetos, como riscos de chaves. Quando o dano chega ao primer, você consegue enxergar outra cor por baixo da pintura, que é o próprio primer, geralmente branco.
E como remover riscos e arranhões do carro sem causar ainda mais danos?
Tudo depende do tipo e intensidade do dano. Vamos explicar um a um.
Manchas, riscos ou arranhões superficiais
Para manchas e pequenos arranhões que ficam ainda no verniz do automóvel, um pano e uma cera de boa qualidade podem resolver. Primeiro, lave a área somente com água para remover qualquer resíduo. Em seguida, use um pano de microfibra seco para remover a umidade.
Passe a cera no carro com um pano macio, esfregando levemente sobre o risco ou mancha. Se não resolver, será necessário realizar o polimento. Neste caso, procure sempre um profissional.
Riscos medianos
Se os danos forem mais profundos, chegando à tinta da lataria, não será possível remover riscos e arranhões do carro sem o polimento. O polimento remove uma camada da tinta para deixar somente a camada que não estava danificada.
Esse procedimento só deve ser realizado por profissionais, pois envolve o uso de equipamentos técnicos, como a politriz. O uso indevido desses equipamentos pode gerar ainda mais danos ao veículo.
Depois de polido e removido o risco, a lataria recebe uma nova camada de proteção.
Riscos profundos
Para os riscos mais profundos, a única opção é realizar o polimento e a repintura. Esses são os casos onde os danos chegam ao primer da lataria e, portanto, para remover riscos e arranhões do carro, a repintura é a única opção.
Amassados leves
Os amassados leves também podem gerar danos à pintura do veículo. Nestes casos, o procedimento ideal é o martelinho de ouro. Com técnicas específicas e equipamentos adequados, os profissionais desamassam a lataria.
Em seguida, se houver riscos, eles devem ser tratados conforme sua intensidade, explicada acima.
Batidas mais fortes
No caso de batidas violentas, onde a lataria do carro costuma ficar parcialmente destruída, a única opção é a funilaria completa. Ela consiste na substituição de peças da lataria que não podem mais ser utilizadas.
Como resultado, será necessário também pintar as novas peças. Não seria possível remover riscos e arranhões do carro nestes casos, nem mesmo aproveitar a lataria com o martelinho de ouro.
Uma vez repintado, o carro recebe uma camada de proteção.
Lembre-se de lavar seu carro a cada 2 semanas, pelo menos. Fezes de pássaros e seiva de árvore podem causar manchas. Lave assim que ocorrerem casos como este. Evite deixar o carro na chuva se puder e faça uma inspeção toda semana em busca de riscos e arranhões.
Para um tratamento profissional, conte com a Garret Funilaria. Com ampla experiência e processos de qualidade, seu carro ficará novo em folha.