Limpeza é papo sério. Quando se trata do seu carro então, ainda mais. Ele merece um tratamento especial. A questão é que nem sempre os donos de veículos sabem como realizar a limpeza corretamente.
Aí chega a hora da decisão: mandar o carro para a limpeza completa ou limpar em casa? Limpar o interior do carro em casa pode dar um pouco mais de trabalho, mas acaba valendo a pena quando você sabe o que fazer e como fazer.
É por isso que trouxemos o post de hoje. Você vai aprender a limpar o interior do seu carro da forma correta, sem danificar os componentes e garantindo o melhor resultado. Preparado? Vamos lá!
Como limpar o carro por dentro da forma correta?
1 – Comece pelo teto
Assim como em qualquer tipo de limpeza, você deve começar de cima para baixo. Isso porque a sujeira que você tira do teto cai sobre os bancos e o chão. Então, vamos inciar a limpeza do interior do carro por cima.
Para efetuar a limpeza do teto do carro, utilize um pano macio e uma solução de água e detergente neutro. Mas fique atento. Se o teto for de tecido, o melhor é optar por uma escova macia e seca, pois o tecido pode demorar para secar.
Passe o pano ou a escova por toda a extensão do teto e depois siga para o próximo passo.
2 – Vidros e janelas
Os vidros recebem uma grande incidência de gordura, tanto vinda do suor quanto da química dos tecidos, e até mesmo de eventuais toques com as mãos. Limpar o interior do carro requer o uso de produtos específicos para os vidros, encontrados em lojas especializadas e até mesmo supermercados.
Por fora, o recomendado é utilizar limpa-vidros com uma esponja macia ou pano macio. Você também deve enxugar empoçamentos de água que se formarem, evitando a vazão da água para o lado de dentro. É recomendado efetuar a limpeza dos vidros pelo menos uma vez por semana.
3 – Painel e portas
Para limpar o interior do carro nunca é aconselhável jogar água sobre nenhuma superfície diretamente. Quando você for limpar o painel, utilize um pano úmido com uma solução de água e detergente neutro. É muito importante que o pano não esteja sujo.
Você pode passar o mesmo pano nas portas, no volante, e nas paredes internas do carro, caso não sejam revestidas de tecido. Se forem revestidas de tecido, passe apenas uma escova macia para remover a poeira.
4 – Bancos
Os bancos representam a maior parte do lado de dentro de um carro. Por isso, na hora de limpar o interior do carro, é importante prestar muita atenção nos bancos. Em primeiro lugar, se o banco for um estofado revestido de tecido, nunca utilize água.
O tecido absorve rapidamente a água, que vai parar na espuma. Secar uma espuma é uma tarefa praticamente impossível e, às vezes, pode ser necessário desmontar o banco. Dê preferência a uma escova e um pano macio. Se precisar remover alguma mancha, utilize um pano úmido muito bem torcido, para que o banco não absorva a água.
Já se o revestimento for de couro, você pode utilizar um pano úmido, desde que não escorra água para o interior do banco. A mesma solução de água e detergente líquido é a melhor escolha.
5 – Tapetes
Para limpar os tapetes, eles precisam ser retirados do veículo. A essa altura, eles já acumularam toda a sujeira que estava nos outros lugares do interior do carro, evitando que o assoalho ficasse sujo.
Chacoalhe os tapetes para remover a maior parte da sujeira. Se eles forem de borracha, você pode efetuar a lavagem com mangueira de alta pressão, ou com uma vassoura. Use detergente neutro para efetuar a limpeza.
Caso os tapetes sejam de tecido, novamente é necessário trocar a água pela escova, a não ser que você não se importe de deixar os tapetes entre 2 e 3 dias secando à sombra. Nunca seque tapetes ao sol, pois eles podem ficar retorcidos.
6 – Assoalho
Finalmente, a última etapa para limpar o interior do carro. O chão do carro deve ser limpo somente com aspirador de pó. Não utilize nenhuma solução, nem escova, nem pano úmido ou seco, a menos que não tenha outra alternativa.
O aspirador de pó é capaz de limpar todos os cantos do assoalho e remover a sujeira por completo. Se você perceber alguma sujeira mais resistente, é aconselhável levar o veículo a um profissional, pois o chão do carro é muito delicado e pode enferrujar com facilidade se algum resíduo líquido ficar acumulado.
Pronto, agora você já sabe como limpar o interior do carro. Compartilhe com seus amigos e os ajude também!